Logo Euro2008

Aloha!

Mesmo com o fim da UEFA Euro 2008 Austria-Suiça, algo me intrigava (e não era por ter comido trigo demais!): o que significava aquele logo?
Porém com o monte de coisas pra fazer, acabei de esquecendo de fazer essa pesquisa, porém, hoje tive minha memória iluminada pelo ótimo post do Logoblink.com que mostra os logos de cada país participante do certame em questão.

Ai não tinha jeito mesmo: fui pro Google pesquisar sobre o bendito. E eis os resultados…

Esse estranho logo foi elaborado pela agência londrina English & Pockett e trás consigo diversos elementos principalmente da natureza além de perspectiva tridimensional. A parte de cima do signo vermelho é uma montanha remetendo a paixão pelo futebol e pela natureza (?), simbolizando, com a bola ao centro, a natureza abraçando o futebol (?). Como vocês já devem ter percebido, a bola simboliza (claro!) o futebol, a cor esverdeada remete as florestas e vales de ambos os países e os desenhos dentro da bola são baseados no mapa dos Alpes; os nomes dos anfitriões usam uma confiante e contemporanea tipografia, levemente arredondada, entregando um sentimento amigável; quanto as cores, foi usado o vermelho e branco por ser as cores da bandeira de ambas nações. O verde da bola reflete a importância da natureza na região.

O logo é bacana, tem identidade própria e originalidade. Não digo que amei, mas é um bom trabalho. Só achei meio estranho essa conotação de “a natureza abraçando o futebol”. Apesar da época do “politicamente correto” que vivemos e da febre de se falar do meio-ambiente (assunto que tem gente gritando a respeito de maneira séria desde o anos 60!), não achei genial essa associação. Porém, tudo é passível de mudança, principalmente meus conceitos!

E vocês, o que acharam do logo?!


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *