Design na Copa do Mundo

Aloha!

Esse artigo era pra ser apenas com a apresentação dos logotipos das Copas do Mundo FIFA. Ai depois adicionei os cartazes, mascotes, uniformes, bolas… bom, acho melhor vocês verem um por um. Aproveitem, pois tem muito material ai pessoal. 😉

Daqui algumas semanas começa o evento esportivo mais importante do mundo: a Copa do Mundo de Futebol. E claro, só se fala nisso agora, e conosco não poderia ser diferente, certo? Hoje, vamos dar uma olhada nos mundiais pela ótica do Design. Simbora!

LOGOTIPOS

Ao que tudo indica, a primeira copa a ter um logotipo de fato foi na Suiça, em 1954. Fiz questão de postar aqui Brasil 50 e Suécia 58 pois nesses dois casos seus logotipos são, na verdade, cartazes, mostrando que não se tinha visão e entendimento sobre logos nessa época (pelo menos não por parte da FIFA e dos organizadores dos dois certames). Contudo é interessantíssimo ver que, mesmo em tal cenário, a Suiça já mostrava porque era o celeiro do design gráfico mundial no pós-guerra.

CARTAZES

Diferentemente do logotipos, os cartazes estavam presentes desde o primeiro mundial, sendo usados como peças principais na comunicação dos campeonatos.

Repare como o “logotipo” da copa de 50 é uma adaptação do cartaz.

Como em 50, o mesmo acontece com a versão de 58.

Repare como a representação da bola muda de 66 para 70. Abaixo você verá porque.

Alguma dúvida de que essa cartaz é da copa na Alemanha? #Helvetica+GridFeelings

Já pensou a final dentro do Coliseu? Ai sim hein! 😀

Gosto muito desse último da Africa. Ainda quero um desse na minha parede.

MASCOTES

O primeiro mundial a usar um mascote foi o de 66 na Inglaterra. De lá pra cá, toda copa tem algum “ser vivo” que representa o país-sede. Sendo bem sincero e falando agora como um reles espectador dos mundiais: não andam acertando muito nessas criaturinhas não. O mais simpático é da África, mas num contexto geral, são todos esquisitos. Alguns beiram o puro esculacho. Agora, imagine o que vão fazer aqui no Brasil em 2014. Tem gente até falando em Saci. #GodSaveTheQueen

BOLAS

O que todos querem durante os jogos, as bolas também evoluiram muito. A Adidas é a fornecedora oficial desde 1970, contudo começou a fabricar suas pelotas em 1963 e teve uma delas usada já em 1966 de forma não-oficial.

Para quem quer saber mais sobres bolas de futebol, indico esse site. Lá você vê todas as bolas das copas, fotos e historias. Aliás, lá tem algumas jóias como a bola da primeira Copa do Mundo e fotos dos jogos.

Pessoal, eu vou parar por aqui pois a quantidade de material que eu recolhi e recebi é absurda. Esse post está semanas atrasado pois eu não consigo dar conta de tudo o que chega. Então vamos fazer assim: os outros links que eu tinha pra mostrar sobre o Design nas Copas vou colocar logo abaixo. Se vocês tiverem mais links, imagens, videos e etc., por favor, me mandem isso por email ou mesmo deixem nos comentário que eu vou colocando aqui no post também. Claro, com os créditos à quem enviou. =)

Fontes:

Cartazes da Copa 2010: link 1 e link 2
Tickets 2010: link 1 e link 2
Uniformes 2010: link 1 e link 2
Logotipo da Copa de 2010 comentado no LOGOBR (jun/2008)
Uniformes brasileiros desde 1914 (o que acha de um vermelho?)
Mascotes
Estádios 2010
Livro sobre as Copas em caricaturas (sensacional!)


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *