Absolut: arte na garrafa

Aloha!

Apreciadores de bebidas ou não, todos nós conhecemos a marca sueca de vodka Absolut, fundada em 1879. Uma marca mundialmente famosa, e deve toda essa fama a seu  envolvimento com as artes, musica e moda (nos dois últimos, não iremos nos aprofundar tanto).

Tudo começou em 1980 quando a marca perdia, nos EUA, para outras que tinham seu nome lembrando o idioma russo, país de origem da bebida, exatamente o que não acontece com o nome “Absolut”. Então foi estabelecido uma campanha publicitária para reposicionar a Absolut como uma marca de qualidade superior, elegante, cheia de estilo, contemporânea, criativa, imprevisível e espirituosa.

A heroina é a garrafa. A garrafa é a estrela.” Essas são as palavra de Richard Lewis, o representante mundial da conta para a TBWA ChiatDay, a agência de publicidade da V&S Vin & Sprit AB, produtora da bebida. Lewis deixa claro que, o sucesso da campanha é a garrafa de rótulo transparente, que se tornou um ícone da cultura pop e o principal instrumento das campanhas, tanto mundiais como regionais. Desde piscinas no formato do frasco até personalidades usando óculos também com o formato da mesma. Já rolou de tudo com a garrafa: musicos, estilistas famosos fazendo coleções usando a garrafa como inspiração e etc.

Porém foi em 1985, com a leitura da garrafa pelo mitico artista pop Andy Warhol, que a Absolut criou seu vinculo com a arte, no que é chamado de “Absolut Art”. No ano seguinte, Keith Haring, dicipulo de Warhol, criou sua obra inspirada na marca. Desde então foram muitos artistas, eventos e campanhas misturando design, publicidade e arte. Aliás, algo já pregado pelos artistas pop.

Leitura de Andy Warhol, grande estopim para uma campanha sem precedentes até então.

Absolut Glasnost, Absolut Expressions, Absolut Originals, Absolut Ego e Absolut Exhibition são algumas das inumeras coleções já lançadas pela marca de suas garrafas estilisadas por artistas. O sucesso e o viés artisitico da campanha é tão grande que em 2003 a Absolut foi a primeira marca convidada com expositora oficial da Bienal de Veneza e eleita como uma das 10 melhores campanhas publicitárias do século 20 publicada na Advertising Age, sendo a unica que não usou televisão.

Coleção “Cidades Latino-Americanas” – 2003

O último grande evento lançado pela marca foi o Absolut Brasil. Depois de EUA e França, o Brasil é o tercerio país no mundo a apresentar uma releitura da garrada por artistas nacionais. 12 garrafas diferentes foram produzidas: 10 versões virtuais que você pode ver no site da Absolut, feitas por: Nando Costa, Adhemas, Abiuro, Glauco Diogenes, Gui Borchert, Marconi, Nitrocorpz, Colletivo, Rubens Lp e Mooz; e mais duas versões de Nelson Leirner e Daniel Senise que foram expostas em agosto e setembro de 2007 em São Paulo e depois disponibilizadas ao mercado. Também podem ser vistas no site.

Trabalhos de Leirner e Senise, respectivamente.

Pessoal, vale muito a pena acessar o site do prejeto pois os trabalhos são excelentes. Em um dos links que está postado abaixo (na parte de referências), tem um resumo de cada artista envolvido no Absolut Brasil. Para mais informações, acessem os outros links.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *