Coca-Cola Azul

*Imagem acima meramente ilustrativa ok? 😉

Aloha!

Esse post é uma super dica do Fernando, que comentou no post Logos Coca-Cola. Você também tem sugestão para posts? Nos envie.

[Fotografia: Roitberg]

Não não, você não está vendo uma miragem tampouco é daltônico. Parece que a Coca-Cola tem que usar a cor azul, numa edição especial e única para o Festival de Parintins, no Amazonas.

O festival folclórico que só perde em tamanho para o Carnaval, acontece todo fim de junho onde Caprichoso (representando pela cor azul) e Garantido (representado pelo vermelho) se enfrentam para ver quem é o melhor bumbá.

Durante as três noites de festa, a cidade fica literalmente rachada ao meio com placas, postes, casas, tudo pintado nas cores de cada boi, demarcando seus territórios que se dividem no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, mais conhecido como “bumbódromo”, onde as facções se encontram para belíssimos desfiles. E coisa lá em Parintins é levado a sério: quem usa vermelho, nem quer saber de azul e os azuis enxergam no vermelho a cor do cão! Até as notas dadas pelos juizes são registradas em caneta verde e é terminantemente proibido pronunciar o nome do adversário, sendo apenas chamado de “o contrário”.

De alguns anos pra cá, a festa tomou proporções internacionais e grande empresas estão patrocinando o evento, entre elas a Coca-Cola. Porém, o titã dos refrigerantes encontrou um problema seríssimo de ordem diplomática: os seguidores do Caprichoso não consumiam a Coca pela cor vermelha, que em suas cabeças dava total conotação a turma do Garantido. Isso começou causar problemas a Coca pois os caprichosos deixam de consumi-la e caiam nas graças da eterna rival Pepsi que, coincidentemente, é azul.

O problema exigia medidas drásticas, que acabou culminando na regionalização da comunicação de um produto que tem uma comunicação mundial: em decisão inédita e única em mais de 100 anos da empresa, a coca lançou a sua lata na cor azul!

[Fotografia: Lu Moral]
[Alguns dizem que essa decisão não foi inédita, que no Grêmio e no Boca Juniors o logo da Coca já é usado em azul. Concordo com quem fala isso, mas no quesito “mudar a cor da embalagem do produto”, isso sim, de fato é inédito.]

Com autorização da matriz em Atlanta – EUA , pra não perder market share para a concorrente, são feitas a latas azuis, azul e vermelha (meio a meio) e as normais vermelhas.

E não somente a cor, mas toda a divulgação visual passa por uma mudança radical também. Uma amostra de como o produto e/ou o marketing precisam se regionalizar para vender e isso incide diretamente no logotipo, na identidade visual que a empresa possui. Uma coisa interessante: repare que o azul que a Coca usa é um tom claro. Claramente uma escolha proposital, pois a Pepsi usa um tom de azul mais forte. Mesmo usando a mesma cor do concorrente, busca-se a individualização na mente do consumidor.

Algumas fotos que encontrei pela internet, tirada por pessoas que já estiveram no evento:

Durante minha pesquisa, descobri que outras empresas que patrocinam o evento tomam ações parecidas, como TIM, Bradesco e Kaiser.

[Repare que o logotipo da Tim está em preto. Pena que a imagem seja pequena.]

Se alguem tiver fotos, imagens e links não apenas de Parintins, mas de outros lugares e eventos onde marcas famosas tem que se adaptar pra vender, nos enviem para que publiquemos aqui.

E vocês, o que acham dessas estratégias de regionalização de marcas?

____________________________________________________________

Updates


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *