Aloha!
Em mais uma das minha inúmeras andanças pela web, procurando bons blogs para aprender um pouco mais, encontrei o Visual Culture, que tem um conteúdo maravilhoso sobre design. Mais que depressa, foi para meu Google Reader.
E um dos post que lá encontrei e que me chamou demais a atenção, foi um sobre logos de companhias aéreas. Segundo o editor do blog, “nós pesquisamos centenas e centenas de logos, pegamos os melhores dos melhores e dividimos em três categorias: símbolos de pássaros, símbolos gerais e tipografias tratadas. Também incluímos um estudo sobre a evolução do logo da Delta AirLines, que em 80 anos de existência, o mudou 14 vezes.”
Então, vamos as imagens:
Com exceção de alguns (AeroLift e Air Djibouti, por exemplo) os logos são bons. Pra variar, o que me chamou mais a atenção é a tipografia de alguns. Mas quero pegar um gancho nesse post do Visual Culture e fazer um breve comentário sobre os logos das empresas aéreas brasileiras.
Gol, Tam, e Varig. Logos competentes. Mas o inacreditável de todos é o da Azul, empresa do brasileiro David Neeleman que também é o fundador da JetBlue, companhia de baixo custo (que está se tornando a maior empresa do ramo nos EUA).
O logo foi concebido pelo diretor de marketing da Azul, Gianfranco Beting. Não dá para crer que uma empresa desse porte, que nasce querendo ser a maior do Brasil (grana pra isso tem!) não se dá ao trabalho de contratar uma agência especializada para fazer o trabalho. Vários quadrados representando cada estado e, no fim, formando o mapa do Brasil estilizado?
E vocês, o que acham?
Deixe um comentário