Logo São Paulo Copa 14

Aloha!

Como provavelmente é do saber de alguns, a agência de propaganda MPM, detentora da conta da Secretaria do Turismo de SP, elaborou o logo oficial da cidade de São Paulo como uma das sedes para a copa de 2014.

logo_copa_SP

O ringue de discussão esta rolando lá no Flickr mesmo, por isso esse não é o intuito desse post.

Gostaria de falar mais sobre, porém meus compromissos normais elevado ao fim de semestre na faculdade não me dão esse prazer, porém o nosso amigo de longa data, Maria Amaya, escreveu um ótimo texto em tom de manifesto que eu gostaria de ter escrito. De forma sucinta e lúcida, ele fala o que tem que ser dito. Por isso, indico a leitura. 😉

Antes de terminar, gostaria de fazer algumas ponderações (dicas?) a todos nós que podemos aprender, meninos e meninas, observando a bela imagem acima:

1- Agência publicitária não é escritório de design;

2- Publicitário não é designer, designer não é publicitário;

3- Não use fontes gratuitas, principalmente do DaFont. Um trabalho como esse tem verba suficiente para um bom projeto tipográfico exclusivo, feito por quem sabe fazer (o Brasil tem vários desses caras);

4- Se ainda assim insistir na idéia da fonte gratuita, não use nada que lembre qualquer marca internacionalmente conhecida e que tem sua fonte como quase marca registrada na cabeça dos seres vivos;

5- Se for mesmo usar fontes gratuitas, pelo menos procure as de alta qualidade);

6- E se você é fã de alguma escuderia da F1 ou grande marca de carros, deixe isso para sua garagem, para o wallpaper do seu computador e para os domingos.

UPDATE 03-06-09

#1
Não apenas o Morandini fez um trocadilho interessante, como citou o Lassala abaixo, mas muito outros o fizeram. Até criaram um blog para que todos os “remixes” dos logos serja enviados. Pessoal, parada obrigatória. Muito bom!

#2
Quer dizer então que se a FIFA autorizar, vão usar 12 logos diferentes para a Copa de 2014? Mas que beleza hein! Design pra que? Quem precisa desa coisa? Alias, o que é Design mesmo?


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *