Novo logo: Pepsi

Aloha!

Vocês devem estar pensando agora: “Putz, o Daniel vai queimar o post da semana com esse assunto que eu não aguento mais ler e ouvir falar na internet há semanas?” Eu não ia, mas mudei de idéia. Por quatro motivos:

1 – Porque foi uma sugestão do caro leitor Ricardo Carissimi;
2 – Porque eu achei algumas imagens interessantes que vieram ao ar depois do boom de posts a respeito do assunto;
3 – Porque eu quero muito abrir esse assunto aqui para discussão.

Bem, pra quem ainda não viu o novo logo, segue uma amostra:

A PepsiCo irá investir $1,2 bilhões de dólares para o desenvolvimento e posicionamento das novas identidades que não serão refeitas apenas para divisão Pepsi, mas para outros produtos do portfólio da companhia. Falando da Pepsi, o novo logotipo vende a idéia de “sorrisos”: cada um dos produtos da linha terá a curvatura do “sorriso” diferenciada.  Outra mudança é na tipografia:  todas as palavras serão em caixa baixa e usarão um tipo mais “atual”, como vocês podem ver abaixo:

Outros produtos também terão mudanças visuais:

Todo esse movimento busca a recuperação da empresa, principalmente no mercado americano. Junto com essa mudança no visual dos produtos, virá a demissão de mais de três mil funcionários com o fechamento de 6 fábricas. Claro, “mero detalhe”.

Agora, vamos as imagens que vieram a tona depois e que encontrei somente no blog que estou usando de referência. Ou seja, nenhum outro blog, principalmente brasileiro, postou tais informações (não que eu saiba).

Bem, as imagens abaixo foram enviadas por leitores do BrandNew. São as supostas garrafas e latas de Pepsi, MtnDew e Sierra:

“Isso é Photoshop com Illustrator… tá de sacanagem comigo Daniel?”, você pode estar pensando. Porém agora vem a foto mais incrível que eu vi até agora a respeito dessa mudança da Pepsi:

Verdadeiras essas últimas imagens? Você decide.

Bem, após ler bastante a respeito, consultar as fontes citadas nos posts, cheguei a conclusão que a mudança é séria mesmo. Agora, a questão é: a Pepsi será feliz nessa nova empreitada? Claro que ainda não fomos bombardeados pelo planejamento de comunicação da companhia, mas de prima não achei legal (e antes que alguém fale que sou tendencioso ou qualquer outra coisa, esse opinião é pessoal ok). O conceito do “sorriso de quem bebe Pepsi” é até legal, mas será que funciona a ponto de me fazer trocar a Coca-Cola pela Pepsi (e faço esse questionamento pois todos nós sabemos que o sonho da Pepsi é superar as vendas da Coca. Se o novo design não tem esse objetivo, não está alinhado com os desejos da Pepsi)? Creio que a antiga ID visual tinha muita força, apelo com o público e um visual muitíssimo bacana e original (mesmo trabalhando com ondas); o tipo usado é fraco aos meus olhos, meio que leve demais para a monstruosidade que é a marca Pepsi” ($12.88 bilhões de dólares é seu valor). Em suma: o lance “2.0” da coisa não encheu meus olhos não.

Contudo, como já visto pelos leitores mais assíduos do LOGOBR, tenho mudado um pouco o discurso quando se trata de opinar sobre algum trabalho, graças as discussões geradas por esses posts. Não posso dizer que não dará certo ou que dará… aliás, quem sou eu pra falar isso? Os caras estão ousando e se alinhando ao movimento global de “limpeza” dos logos (ou de “temos-um-logo-novo!), da mesma forma que ousaram em 1962 e se alinharam ao movimento global de “logos-sans-serif-pós-guerra”.

De fato, é uma mudança grande, complicada e cara, que irá exigir um planejamento de comunicação excelente e inteligente, se não, será um tiro de calibre 12 nos pés. Quero muito ver onde isso vai dar!

E vocês, o que pensam do novo visual?

===========

Update: 14-04-09

Parece que o novo design da Tropicana foi mesmo um tiro de calibre 12 nos pés. Depois de ter gasto 35 milhões, os clientes odiaram as novas garrafas e fizeram a PepsiCo jogar os milhões no lixo e voltar aa produzira garrafa antiga. Veja nos links (em PT) e video (em EN) abaixo:


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *