Novo logotipo Lupo

Aloha!

A Lupo é a maior fabricante de meias e cuecas do Brasil. Um colosso estabelecido em Araraquara, interior de São Paulo, fundada em 1922 por um filho de imigrante italiano, hoje exporta seus produtos para mais de 40 países. Há algumas semanas atrás, causou barulho na internet (principalmente entre designers) ao lançar seu novo logotipo.

Projeto feito pela G2 Brasil que, por conta dele, ganhou a conta publicitária da Lupo, foi avaliado pela grande maioria como “fraco, um desastre, sem identidade” e etc. Vocês podem ver esses e outros comentários (com e sem justificativas) no post do Comunicadores.

Contudo, como sempre tenho dito nos últimos posts do LogoBR, análises feitas levando em conta somente o resultado final podem ser, no mínimo, incoerentes com as aspirações de um projeto como esse. Não conhecemos o briefing, então como mensurar se um resultado foi ruim ou não?

Quem sempre está por aqui deve ter percebido que troquei a ordem do texto, onde geralmente coloco esses questionamentos no final. Faço ao contrário hoje por um motivo: apesar de não termos o briefing, temos algumas pistas de onde a Lupo está querendo chegar, qual posicionamento ela quer tomar. Podemos considerar isso com um “briefing disfarçado” vai. Logo, usaremos esses movimentos da Lupo para tentar entender o logotipo, tentar enxergar um porque do Design, algo além do simples gosto pessoal.

Movimentos da marca

Como deve ser do saber de todos, a Lupo fabrica meias, cuecas, calcinhas, sutiãs, meias-calça e pijamas. Na última década lançou linhas de roupas para a prática de esportes. Nos últimos anos é notável seu esforço para entrar no mercado dos esportes profissionais no Brasil, com o olhar (claro!) para o futebol, porém não exclusivo.

Em outubro de 2008, a Lupo anunciou um contrato com a FIFA para patrocinar as próximas duas copas (2010 e 2014). O acordo dá direito a Lupo de comercializar as meias oficiais das duas edições do certame em toda América Latina e (PRESTE ATENÇÃO!) ter seu logotipo ao lado do logo da FIFA e dos mascotes também. Não sou eu que estou dizendo isso, foram a Abril Esportes e o M&M.

Não tenho a informação exata da data de entrada da Lupo no futebol brasileiro, mas no mínimo desde 2008 ela já estampa seu logotipo em camisas e calções de várias equipes que integram a primeira e segunda divisão.

Desde agosto de 2009, a Lupo passou a ser a fornecedora de materiais esportivos do Náutico. Em 2010, adicionou ao seu portfólio o São Caetano, Guarani (Campinas) e outros quatro times profissionais de futebol.

http://www.youtube.com/watch?v=NsIGNA9EVis

A Lupo não tem atuado somente no futebol, mas está também no basquete brasileiro, patrocinando o time de Araraquara.

Faço questão de mostrar todo esse movimento da Lupo para deixar algo (ainda mais) claro: os caras querem market share do mercado esportivo! Estão investindo pesado em patrocínios e agora usando todo seu conhecimento e experiência na indústria têxtil para fornecer material para times profissionais. Ai me pergunto: o logo antigo funcionaria nesse cenário?

O design e o (bem provável) posicionamento

Perguntei e já respondo: não, não funcionaria. Não funcionou, tanto que eles tiveram que arrumar uma versão “bold-sans” do logo para poder estampar as camisas e calções. Nunca tinha reparado? Então volta a tela um pouquinho e olhe bem as imagens ali em cima.

Isso deve ter acontecido (o uso de outro logo) pois, talvez, o maior problema do design anterior fosse a reprodução ou até a legibilidade que seria ruim, já que a principal exposição dos times está na televisão e, na maioria do tempo, seria a longa distância.

Vocês percebem? A Lupo já havia identificado, há no mínimo três anos atrás, que seu logotipo seria um problema para seus (claros) planos de entrada e expansão no mercado esportivo.

Agora, imagine a confusão que isso não dá na cabeça das pessoas: dois logos diferentes, para uma mesma empresa? Isso vai contra preceitos básicos do branding. Você vê a propaganda, a fachada da loja, a etiqueta da sua cueca, tudo com um logotipo e quando olha na televisão vê uma empresa com o mesmo nome, mas com um logo diferente. Não precisa ser pós-graduado em branding ou em design estratégico para saber que isso é um grande erro de gestão de marca. E a Lupo sabia disso.

Se tivéssemos debatido sobre isso aqui no LogoBR, com certeza haveriam muitas sugestões, como “façam um novo logo, atualizem o antigo, utilizem a variação esportiva com alguns ajustes” e etc. E qualquer dessas alternativas seria pertinente (desde que estudada e necessidade do cliente e demais variáveis) . E é exatamente aqui que encontramos o “ponto escuro” desse projeto: não sabemos o que o briefing pediu exatamente; não sabemos o que sugeriu a agência; não sabemos que tipo de cliente a Lupo é; logo, não sabemos todos os motivos que fizeram eles (cliente e agência) em um determinado momento optarem por fazer um novo projeto. E foi uma decisão acertada, como seria qualquer uma das outras sugestões. O que estava em jogo era a marca, o nome, a companhia Lupo que queria (quer) entrar num novo mercado e que precisa mostrar isso, mostrar em seu logo que, de fato, é uma empresa que pode pertencer a esse mercado. O que tenho certeza é que o antigo não poderia mais ser usado.

“Daniel, está defendendo esse logo feio, sem identidade e blábláblá?”

Sim e não. Beleza e estética é um julgamento pessoal. Não estamos falando de arte, onde tudo é subjetivo. Estamos falando de Design, onde tudo é feito (pelo menos deveria) para uma determinada função e, para ser sucesso, deve cumprir com essa função.

Defendo que eles precisavam dar um jeito nessa história de usar dois logo diferentes. Uma possibilidade seria a Lupo deixar mais claro o que é a divisão de roupas íntimas e o que é a divisão esportiva, usando logos distintos. Isso funciona, veja o caso da Adidas (que tem três divisões com três logos distintos), claro que isso demandaria um trabalho de marketing e publicidade muito forte (e caro) mas, com grana suficiente, funciona. As possibilidades eram algumas para resolver esse problema e a Lupo e a G2 optaram (por razões que não sabemos) por renovar o logo e usá-lo para ambas as divisões (que ainda não são tão divididas assim), diferenciando ele por meio de cores e assinatura.

Aplicação do logo em algumas lojas:

(Vou tentar conseguir o manual de marca com a G2 para entendermos melhor o porque do amarelo e ainda ver se existem outras variações. =)

Ao optar por usar o mesmo logo para representar a empresa no mercado onde se tem a tradição e num mercado onde se é o caçula, a G2 tinha aqui seu maior problema a ser resolvido: o logo deveria representar a tradição, a história da Lupo e ao mesmo tempo ser esportivo, alinhado com o mercado esportivo, com ótima aplicação em diversos suportes e ainda com boa legibilidade a longas distâncias. Imagine-se com esse pepino para descascar. Jesus Maria José! Mas, como sempre digo, essa é a magia do brand design: a síntese.

E, feio ou não, esse logo cumpre com esses requisitos. Com essas informações que temos (como disse, não sabemos de tudo) dá para termos uma noção de qual imagem, qual posicionamento a Lupo quer construir e o logo é capaz de representar isso. Acredito que pode estar bem entre os logos das grandes marcas esportivase ainda mantém um toque da tradição Lupo com a alusão a uma meia.

Conclusão: design alinhado com o posicionamento?

Está claro que a Lupo quer se posicionar como uma empresa que transmitiu toda sua excelência têxtil para o mundo dos esportes. Quer ser reconhecida não apenas por fazer ótimas meias, pijamas e cuecas para Zoomp, Cavalera, Alexandre Herchcovitch, Forum, TNG e até mesmo Calvin Klein (isso ai, você ai de Calvin Klein ta usando Lupo!) mas também com uma empresa multidisciplinar, que pode vestir o seu time com a mesma qualidade que a Nike, Adidas, Puma, Reebok e outras gringas vestem. A Lupo que ser uma empresa esportiva. Ela está patrocinando a maior entidade esportiva do mundo (sim, eu acho que a FIFA é maior e “manda mais” que o COI). Imagine esse logo antigo ao lado do logo da FIFA? Particularmente, acho que não rola. A primeira coisa que eu me perguntaria seria “porque uma marca de meias e cuecas está patrocinando futebol?”. Aquele logo remete somente ao passado, e o que a Lupo precisa agora, para atingir seus objetivos, é de algo contemporâneo, que mostre que ela é uma empresa de esporte e que olha para o futuro. A meu ver, simples assim.

“Quanto a estética Daniel, achou o logotipo bonito?”

Não, não achei. A estética dele não tem nada demais, nada que impressione. Confesso que acho o lettering estranho, talvez por conta da falta de compensação nos traços das letras. Mas, como já citamos acima e que vocês devem estar cansados de ouvir, design (principalmente de logotipos) não é gosto pessoal, não é arte. É função, é síntese aliada com a arte.

Poderia ser melhor? Sim, claro. Talvez na mão de estúdios especializados em brand design, ou tendo um typedesigner contratado para o lettering o resultado fosse visualmente melhor. Não conheço a estrutura da G2, não sei se tem um setor INDEPENDENTE dedicado a design. Se não tem, talvez poderiam ter contratado designers e tipógrafos como consultores. Enfim, poderia se ter um resultado VISUAL mais bacana sim, na minha humildíssima opinião. Contudo, não passa de uma opinião pessoal e sobre estética, e ainda sem ter o conhecimento (mais uma vez) do briefing e do andamento do projeto. Vai que no meio do processo viram que era mais coerente, para se chegar aos resultados que o cliente desejava, ter um logo mais neutro. Não sei! Por isso, minha opinião é somente isso: algo pessoal e pontual.

Como sempre digo, mudei muito a forma de pensar design e de analisá-lo. Já fui da turma do olha, gosta/não gosta e critica/elogia. A cada dia, aprendo mais que Design (nesse caso de logotipos) é muito mais do que esse resultado gráfico que vemos, é sempre um conjunto muito maior que inclui aspirações, processo, cliente, competência, prazo, marcado, estratégia, comunicação, grana para investir especificamente em posicionamento,  etc, etc e etc.

E vocês, o que acham disso tudo? Teriam escolhido outra alternativa ao invés de construir um logo novo? E a estética, o que acharam dela?

Fontes (além do que já foi citado e linkado no texto): Mundo das MarcasLupo |Basquete AraraquaraBlog Vermelho e Branco
 

 
PS: Alias esse logo foi feito por meio de desenho geométrico, não é uma fonte. Eu cheguei a ver algumas imagens da malha construtiva do logo, mas não achei nos meus bookmarks e nem no Google. Se alguém tiver, por favor, envie pra gente. 🙂

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *