Nextel: novo logotipo

Aloha!

A Fleet Call foi fundada em 1987 por Morgan O’Brien e Brian McAuley em Reston, EUA. Alguns anos depois mudou (sabiamente) seu nome para Nextel. Com diversos acordos comerciais com empresas como Motorola e Northem, a Nextel cresceu de maneira rápida no mercado norte-americano. Em 1997 criou a Nextel Internacional, divisão que cuidaria da expansão mundial da empresa, que teve a América Latina entre seus primeiros esforços.

Em 2005 a companhia foi comprada pela Sprint pela bagatela de US$35 bilhões. A divisão internacional (já sob o nome de NII Holdings Inc.) já era uma empresa independente e de capital aberto, mas acabou entrando no acordo de fusão, tendo a Sprint como principal acionista. Com essa fusão, a marca Nextel acabou sendo extinta nos EUA, mas permaneceu nos países da América Latina onde operava (Peru, Brasil, Argentina e Mexico) e ainda foi lançada em 2006, com sucesso, no Chile.

Pois bem, no útlimo dia 19 de setembro a NII Holdings Inc. lançou a nova identidade e novo posicionamento da marca, com projeto desenvolvido pela Landor San Francisco.

Os clientes percebem a Nextel como uma prestadora de serviço de qualidade premium e parceiro confiável, que oferece produtos e serviços diferenciados e inovadores, que ajudam os clientes a serem mais produtivos. Com nosso projeto de lançar redes de terceira geração (3G), agora é o momento ideal para lançar uma nova identidade visual e uma estratégia de marca que reflitam melhor o nosso foco em conectar nossos clientes e o mundo. [Press Release Nii Holdings Inc]

O design

A nova identidade possui a wormark Nextel na cor alaranjada, com letras em caixa-baixa de desenho exclusivo. O ‘x’ ao centro é composto pelo “conector”, ou duas pontas de flecha apontadas para si, enquadrando ideias e histórias pessoais dos clientes. E para ampliar essa mensagem, o slogan desenvolvido pela Landor: “Seu Mundo. Agora.” [Press release Landor]

Confesso que ao olhar o logotipo pela primeira vez senti certa estranheza naquele ‘x’ que, claramente, tem uma largura maior do que os demais caracteres. Entretando, depois de ver a identidade funcionando, principalmente no video, tudo se tornou mais claro. Desde então, não vejo mais um ‘x’ que é um símbolo da marca, vejo um símbolo da marca sendo usado com um ‘x’. O conector é o que amarra toda a identidade e a mensagem.Veja algumas imagens e principalmente o primeiro comercial:

http://www.youtube.com/watch?v=MYFpqduBX6c

Além do logotipo e tagline, a Landor também criou as tipografias (sim, são exclusivas!), embalagens e arquitetura de lojas. E também repaginou o logo da NII, que na verdade é o conector + o nome escrito na tipografia oficial.

Alguns dizem que está escrito Xnii. Particularmente, não vejo isso.

O posicionamento

Não se faz necessário falar sobre o novo posicionamento da Nextel pois foi postado no Youtube da empresa um video release. Apesar de bem marqueteiro, ele mostra quais as intenções da marca e como ela irá trabalhar seu posicionamento.

http://www.youtube.com/watch?v=9RkfVONgvKg

O video foi retirado no canal da Nextel no Youtube.

O cenário (falando de Brasil)

Em 2001 eu era amigo de um casal de irmãos que eram empresários. Um dia enquanto conversávamos ouvi um barulho estranho e logo depois um homem falando, como se fosse uma rádio frequência da polícia (minha única referência na época). Perguntei o que era aquele barulho chato e um deles, claramente desconfortável, disse que era um rádio que ele tinha que carregar e usar por conta do seu trabalho. Era o Nextel.

Comentei isso porque, de fato, a Nextel é um ótimo exemplo de um bom gerenciamento de marca. Há algum tempo atrás eu li rapidamente um artigo que falava sobre o sucesso que ela teve nos últimos anos, ao transformar uma marca desconhecida e um produto/serviço que era motivo de vergonha por parte de quem usava para algo de alto valor agregado, desejado e mostrado com orgulho, quase como uma credencial de status e de sucesso profissional.

Nesses 10 anos, a Nextel gerenciou muito bem sua marca, criou valores em tornou dela que seu público percebe, aceita e toma como seus. E o mais importante: se focou em oferecer um ótimo serviço. Segundo reportagem do Mundo do Marketing em 2008, quando a empresa resolveu mudar seu posicionamento, a Nexte tinha proposta de ser a melhor empresa de serviços de telefonia e não a maior:

(…) Com DNA focado principalmente no público corporativo e no diferencial do rádio, a Nextel investiu cerca de R$ 5 bilhões em dez anos de operação no Brasil. Com a proposta de ser a melhor empresa de serviços de telefonia e não a maior, a empresa sempre se preocupou com o índice de satisfação dos seus clientes. Segundo Fábio Toledo Gerente de Marketing da Nextel, a estratégia foi se apoiar no modelo de qualidade e, por isso, a empresa cresce acima de 40% ao ano. [Mundo do Marketing]

A empresa saltou de pouco mais de 1 milhão de assinantes em 2008 para 3,6 milhões em 2011!

Apesar da Sprint Nextel passar por sérias dificuldades, a Nii Holdings Inc. registra lucros atrás de lucros e já tem quase 10 milhões de clientes nos países que atua. Está investindo em redes W-CDMA no Peru e em redes 3G no Brasil, Mexico e Chile. Ou seja, está se preparando para expansões e novos produtos e serviços.

Não posso dizer como é nos demais países, mas por aqui a Nextel já começa a deixar de ser única em seu mercado. Vimos que há algumas semanas a Vivo lançou seu serviço de rádio (Vivo Direto). Já ataca o mercado com preços mais baixos, redes 3G já em funcionamento e tendo uma base de 63 milhões de clientes para testarem seu novo serviço de rádio. Tudo bem que um radio da Vivo não irá falar de graça com o rádio da Nextel, mas isso sinaliza que a concorrência está se mexendo.

Portanto a mudança não apenas de design mas também de estratégia era mais que benvinda. O design antigo era datado, tinha cara de anos noventa, um ar corporativo demais e nem um pouco simpático. O novo logo não tem nada de espetacular ou transgressor, mas sem dúvida nenhuma já cumpre seu papel de rejuvenescer a marca, de comunicar “olha, ainda estamos em plena forma”.

Conclusão

O logotipo é ótimo. É revolucionário? Não, não é. Mas a evolução é brutal e não tem como negar que visualmente a marca está agora anos-luz a frente da antiga. O ‘x’ conector é muito interessante. Gosto da ideia de ter um simbolo que se funde ao logotipo ou que se desmembre dele. A forma como o conector interage dentro da comunicação vende muito bem o novo posicionamento da marca e a tagline sintetiza tudo. Resumindo: considero um projeto muito competente, inteligente, bem executado e que muito provavelmente funcionará.

E vocês, que acham da nova Ne›‹tel?

Brandbook

O LOGOBR teve acesso, com exclusividade, ao brandbook de toda a marca Nextel. Mais de 150 páginas, com altas doses de detalhamento. Imperdível.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *