Obamização das eleições 2010

PS #1: antes de qualquer coisa, quero deixar claro que esse post não tem qualquer caráter político. Minha única intenção é comentar e discutir com vocês o design gráfico. APENAS ISSO.

PS #2: por um motivo que falo depois das imagens, eu havia desanimado de publicar esse artigo. Mas foram muitas cobranças, principalmente do @nathankinapp. E por total respeito a vocês e a minha promessa, trago o post ao ar. Mesmo que tardiamente, espero que gostem!

Aloha!

Em agosto de 2010, comecei a fazer uma coleta, com a ajuda do pessoal no Twitter, sobre o design gráfico feito durante a campanha eleitoral. Motivo e tema: obamização. Logotipos, símbolos, tipografia, sites, ilustrações e até slogans. Isso poderia ser uma ótima notícia para o design eleitoral brasileiro, vide o excelente trabalho que Sol Sender e a Mo/De, sob direção de Scott Thomas, fizeram para Obama. Poderia. O que vimos foram cópias descaradas, inspirações mal traduzidas, praticamente um show de horrores. E o pior: falta de identidade aos candidatos.

PS: haviam mais imagens, mas infelizmente algumas se perderam durante um trânsito de dados. Peço perdão.

Como podemos ver (e vimos durante quatro meses de 2010) a política brasileira foi atingida pela furacão da campanha de Obama. Mais que isso, foi embebedada. Logotipos circulares com horizontes, sites em azul, direção de arte em fotos, ilustrações, mais logotipos circulares.

O design gráfico deveria ser usado, no mínimo, para criar uma identidade visual às figuras públicas (e não apenas aos candidatos), mas nem isso foi feito. Exemplo: nas eleições, enquanto concorriam a novos cargos, candidatos desenharam novos sites (apesar de obamizados) até que interessantes. Com fim das eleições muitos desses não venceram, então voltaram ao seus antigos sites (alguns ruins e bagunçados). Sem contar que, na campanha tinham um logotipo e cores específicas. Depois com o fim, não se vê nada além de seus antigos sites com seus nomes escritos em Arial ou Times New Roman.

Enquanto isso, Obama mantém seu logotipo desde o fim de 2007 e vai usá-lo nas campanha de 2012. Uma verdadeira marca, que não deixa a desejar se comparada a qualquer empresa/produto/serviço.

Sem roupa própria

Um candidato deve ter uma identidade (e aí inclui-se a identidade visual) para ser identificado pelos eleitores. Para isso, a equipe de design lança mão de diversos elementos: cores, formas, tipografia, direção de fotografia e etc. Baseado nisso, vem meu questionamento: como candidatos que queiram conquistar novos eleitores se sujeitam a uma identidade que não é deles? Muito pior, se sujeitam a falta de identidade? Um exemplo foi um dos candidatos que tinha um logotipo no primeiro turno e, no segundo, mudou radicalmente e até adicionou um símbolo.

Claro, falar que somente logotipos, cores, tipografia, patterns e etc. fazem a identidade de um político é besteira. Isso é o que chamamos de Identidade Visual (manifestação gráfica de uma marca), e é uma parcela do que deve ser construido em torno de uma marca para que essa seja reconhecida, admirada, desejada, querida e, nesse caso, eleita. Mas antes tivesse sido esse o problema.


Publicado

em

por

Comentários

21 respostas para “Obamização das eleições 2010”

  1. Avatar de Hamilton_k

    a Obamização tropicalizada: no Brasil, campanha eleitoral tem que ter fonte Futura Bold Itálica, senão não funciona!

  2. Avatar de brunnolou

    Também não levando em conta o caráter político, achei esse post bem interessante.
    Infelizmente essa tendência de copiar só porque é bonito e bom é uma praga vista em outros ramos do design como no web design.
    Gostei

  3. Avatar de comicetdesign

    Opa. Matéria bacana.
    Aproveitando a Obamização das campanhas eleitorais, sabem me indicar uma boa fonte de informação sobre as ações da campanha do Barack Obama?

    Quero tratar da convergência de mídias dentro da campanha de Barack Obama na pós-graduação.

    1. Avatar de Daniel Campos

      Eu acho que tenho um bom link, que fala do design para Obama. Vou postar na segunda-feira esse link, num post aqui no LOGOBR.

    2. Avatar de Ed Cruz
      Ed Cruz

      Olá “comicetdesign”

      Caso tenha interesse, posso tentar disponibilizar o PDF, em alta resolução, do manual da identidade visual assinado pelo Scott Thomas em 2010. Porém, o arquivo possui 80 MB.

      Abraços,

      Ed

      1. Avatar de Diego

        Opa. Obrigado Ed Cruz.
        Tenho interesse sim. Se você puder me fazer esse favor.

        Abraços,
        Diego

      2. Avatar de Daniel Campos

        Na verdade todos nós temos Ed! Se quiser, mande para nossa redação que a gente publica para todos aqui no LOGOBR =)

      3. Avatar de Diego

        Opa, Ed Cruz? Tá lembrado do manual, rs.
        Pois é, kara… podendo enviá-lo o quanto antes para mim, melhor.

        Desde já, agradeço.
        Diego Nunes

  4. Avatar de Armando Fontes

    Vou até dar uma de gostoso e falar que obama bebeu na minha fonte.
    http://fundacaocafu.org.br/portal/index.php

  5. Avatar de Fábio
    Fábio

    Concordo com tudo o que vc disse, exceto quando fala dos sites em azul.

    Acho que no caso das cores, a cor do partido fala primeiro.

    1. Avatar de Daniel Campos

      Olá Fábio!

      Obrigado pelo comentário.
      Quando falo de site em azul, foi uma forma simplista de dizer que até em tons eles imitaram. Mas os sites não ficaram apenas nisso. Veja os efeitos em branco e até disposição dos elementos na tela.

      Se você entrar no site desse deputado hoje, verá que é um site cinza e vermelho. Ou seja, não tem muito ver com a cor do partido. Que acha?

      Obrigado pela participação.

  6. Avatar de Aulio
    Aulio

    …no nosso caso a Marina ainda teve uma campanha bem inovadora, fiz uma coletanea dos materiais dos presidenciaveis e o dela era de longe o mais criativo… para governadores o único que tinha no material grafico (disponivel para download) identidade “local” era o Alckmin com um detalhe do desenho da calçada da Av. Paulista…fora isto poderiam ser candidatos em qualquer lugar do mundo…

  7. Avatar de Luiz

    Não sei qual a ‘surpresa’, uma vez que esse “show de horrores” está completamente de acordo com o nível de debates eleitorais e todo resto das campanhas.

  8. Avatar de Vicente Carvalho

    Vi muito disso tbm! Mas pode ter certeza que tinha coisa bem pior! Nas cidades menores, os materiais beiravam o ridículo!

  9. Avatar de Ivan Amorim

    Muito bom o texto!
    Tenho aqui de fazer uma ressalva sobre um dos casos apontados de que os sites mudaram após a não eleição de alguns candidatos (para indignação de muitos)!
    Em alguns casos (vejam que não são TODOS, mas ocorre mto) os candidatos muitas vezes prometem pagar quem faz o site, após sua eleição e em MUITOS casos o mesmo não é eleito e consequentemente não pagam os profissionais envolvidos (isso não se aplica apenas ao site, mas a toda comunicação e mkt)! O que é algo ABSURDO…

    1. Avatar de Daniel Campos

      Ivan:
      Concordo contigo. Mas devo dizer que o absurdo maior é um profissional se render a tais acordos.

      1. Avatar de Ivan Amorim
        Ivan Amorim

        Também acho!
        Porém infelizmente como ainda somos enganados por politicos corruptos, isso também acontecem na contratação de tais profissionais!
        Já vi casos de que existia contrato assinado, nota fiscal emitida, e simples o “politico” dava o “CANO, CALOTE, ENGANAVA” ou como preferirem chamar.. rsrs

  10. Avatar de chezbebe

    Quanto aos logos provindos da coligação do PT, a empresa assessora de marketing do Oaoma foi a mesa da Dilma, daí a semelhança, quanto a outros, já não sei..

  11. Avatar de Marcos Cavalcanti
    Marcos Cavalcanti

    Faz o favor de enviar algum link para baixar o manual da identidade visual assinado pelo Scott Thomas em 2010 para Obama.

    cavalcantim arroba yahoo.com.br

    Obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *