Aloha!
Como alguns de vocês sabem, no fim de setembro estive na UNESP Bauru para participar da primeira Semana de Tipografia! Bem, enquanto fazia as pesquisas para a palestra que iria ministrar na Semana, me deparei com algo fantástico: o manual de identidade do Terceiro Reich de Hitler. É o brandbook da marca Nazista!
Publicado pela primeira vez em 1936 e com versões atualizadas nos anos subsequentes, esse manual contém mais de 500 páginas (escritas em blackletter) com informações diversas e imagens do uso de logos, uniformes, títulos, insígnias militares, texturas, fluxogramas de níveis hierárquicos, disposição de prédios oficiais, armas, chapéus de cada uma das patentes das forças militares e policiais, medalhas, bandeiras e até documentos. Um manual com mais de 75 anos mas que é uma aula sobre normatização no uso de marcas complexas.
E antes que você pergunte: ele está divido em duas partes porque o Issuu não aceita documentos com mais de 500 páginas. Ambos documentos com download habilitado. Divirtam-se!
Como o Issuu só permite embedar agora com planos pagos, vou deixar os links
VEJA PARTE 1 AQUI
VEJA PARTE 2 AQUI
Sei que é desnecessário, mas só para garantir: esse post tem por único e exclusivo objetivo compartilhar o conteúdo sobre design gráfico e identidade visual que esse manual contém. Estamos bem longe de qualquer ideologia nazista, ok? 🙂
Deixe um comentário