Redesign Tônica Antarctica

PS: Queremos inaugurar hoje uma nova tag no LOGOBR (ainda não decidimos o nome: nota, curtinha… estamos pensando :- ), onde vamos postar projetos que consideramos relevantes para o mercado do design brasileiro e mundial e que sejam ótimas referências para profissionais. A intenção é trazer mais conteúdo para o site, dessa vez com menos texto e mais imagens, engajar a comunidade e criar uma vitrine de projetos bacanas. E sim, nos inspiramos no BrandNew e no The DieLine 🙂


Tônica Antarctica by Questto | Nó

Sobre

A Tônica Antarctica é a primeira marca de água tônica a ser vendida em solo brasileiro. Lançada em 1914 pela antiga Cia. Antarctica Paulista, hoje é parte do portfólio de produtos da Ambev e líder no seu seguimento.

Citação

“Elaboramos o novo propósito de Tônica Antarctica: revelar aos jovens adultos que momentos difíceis da vida são uma fonte de crescimento e aprendizado, alimentando a percepção da vida como um eterno processo de mudanças, não de recompensas. Sintetizamos essa ideia com a tagline “o amargo transforma” para associar o sabor característico de Tônica Antarctica a essa tensão na vida das pessoas.” Questto | Nó

Design

Questto | Nó [São Paulo – Brasil]

Imagens

Tônica Antarctica by Questto | Nó

Tônica Antarctica by Questto | Nó

Tônica Antarctica by Questto | Nó

Tônica Antarctica by Questto | Nó

Tônica Antarctica by Questto | Nó

Tônica Antarctica by Questto | Nó

Tônica Antarctica by Questto | Nó

Nota

Como um fã de água tônica, a Tônica Antarctica nunca foi minha preferida: nem em sabor, nem em embalagem. No último redesign, de 2015, tive a impressão que ela envelheceu de volta aos anos 1990 ao invés de rejuvenescer. Contudo o novo projeto da Questto|Nó fez o contrário. Dessa vez a marca soube como beber da mais atual fonte da juventude: a nostalgia com ares de contemporaneidade. E começo pelo ponto mais preponderante desse projeto: continuou usando o azul como cor principal. Em um mercado onde praticamente todos os demais players usam amarelo como power color, em uma clara relação de paridade com a famosa Tônica Schweppes da Coca-Cola, manter-se fiél ao principal elo visual diferenciador da marca foi um golaço! Isso é equity de marca, que só pode ser construído com anos de mercado (nesse caso, mais de 100 anos) e não pode ser jogado fora de uma hora pra outra. Ponto para a Ambev e para Questto|Nó.

O logotipo consegue ser original graças ao T e ao detalhe de continuação do traço no ON. Talvez um ajuste no tamanho do acento circunflexo poderia deixá-lo ainda melhor equilibrado. As ilustrações de Alex Lazarini de expressões populares que retratam tensões da vida adulta (ex: andar no fio da navalha) são espetaculares! Uma marca de mais de 100 anos usar desse estilo de ilustração, que está tão em alta, parece o caminho perfeito. Tudo personifica muito bem o estilo centenário, retrô, vintage que o público jovem adulto pós-hipsterísmo dos anos 2000 tanto gosta.

O posicionamento que brinca com o gosto amargo da bebida paralelamente às amarguras da vida que resultam em boas coisas traz para a nova identidade visual e sua comunicação um começo, meio e fim. Tudo parece funcionar muito bem e provavelmente será um ótimo suporte para os próximos anos da marca.

 


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Redesign Tônica Antarctica”

  1. Avatar de ricardoeller
    ricardoeller

    Belo texto Daniel, como sempre muito bom ver as postagens aqui do LogoBR. Parabéns pela inciativa.

  2. Avatar de Fernando Siqueira
    Fernando Siqueira

    Ótimo texto Daniel,
    Foi realmente muito inteligente a mudança na marca, trouxe uma sofisticação e alinhamento com as tendências de mercado que certamente conseguirá atingir o público.
    A simplicidade da marca facilita a leitura na comunicação visual e o uso da ilustração traz em sua riqueza de detalhes elementos que chamam a atenção e despertam curiosidade ao trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *