Nova Id. Visual: Jurema

Aloha!

Como vocês sabem, estou com o tempo curtíssimo. Porém minha paixão por este blog e por espalhar conhecimento pra vocês me fez (mais uma vez) superar esse probleminha. Então, vamos ao que importa!

logos_JUREMAAntigo e novo logotipo

Esse é o novo logo da marca de alimentos Jurema, projeto executado pela Interbrand.

Logo de cara, o logo (e todo o projeto de reposicionamento) já deixa claro que quer atrelar a marca  idéia do “natural, orgânico, da fazenda, natureza”, algo que é confirmado pelo diretor de criação do estúdio aqui no Brasil, Beto de Almeida:

“O consumidor atual dos grandes centros urbanos está carente de contato com a natureza, portanto toda a chance de estreitar esta distância é relevante e fizemos questão de explorar isto na nova identidade de Jurema”.

O “J” estilizado faz alusão a uma semente germinando e o verde linka com o campo, a natureza, o saudável. E junto com o novo logo veio o projeto de reestruturação da identidade visual das embalagens.

Jurema_Linha Produtos

Minhas observações:

Antes de mais nada, quero registrar aqui que tentei ter acesso ao Manual de Marca da nova ID visual da Jurema, mas o pessoal do marketing da Brasfigo (empresa dona da marca Jurema) não ficou muito a vontade em nos fornecer o documento (o que acho uma bobagem (mas respeito), posto que empresas igualmente grandes como TetraPak, GE, Usiminas, Vivo e outras divulgam seus manuais junto dos novos projetos, até para divulgação). Mas, isso não é problema, vamos analisar o que temos, ok! 😀

Gostei do logotipo. Remete, sem explicações, ao que se propôs. Isso, por si só, já faz dele um bom trabalho. O type semibold (ou seria bold mesmo?) e suas curvas acompanham o signo (J) o que deixa agradável de se ver. Algo que não encontrei explicação pela web são aquelas “linhas” com tons de verde mais claro. A meu ver, sem qualquer conhecimento da real função (significado) disso no projeto, aquelas linhas remetem ao campo plantado (por isso das linhas inconstantes), talvez visto de longe, como que se quanto mais longe for mais “camuflado” ao horizonte o campo fica (ou seja, o verde mais parecido com o tom principal). Viajei?

A respeito das embalagens, achei maravilhosas. Não vou muito ao supermercado, porém de todas as vezes que fui não lembro-me de ver muitas embalagens com um visual moderno e atrativo como essas. Na verdade, não me lembro de nenhuma marca com um projeto visual tão bacana.

Destaque fica para as imagens super nítidas dos produtos com fotografias feitas de perto capitando a textura e as cores dos alimentos, o que valoriza (e muito) a embalagem. Pra mim tudo isso, mais uma vez, vende a idéia de “produtos saudáveis, frescos, com gostinho de colhido na hora”. O suporte branco aumenta essa sensação de transparência e de (visualmente falando) limpeza. São embalagens que se destacarão nas gôndolas, o que se traduz em vendas! E estão alinhadas com a tendência (se assim posso chamar) mundial de embalagens mais limpas e com visual forte. Nesse link você pode conferir alguns exemplos. E nesse aqui também.

Como um todo, o projeto me agradou muito, desde o logotipo até as embalagens. Não precisa ser expert em semiótica para entender (nem que seja sublinarmente) o que a empresa quer comunicar e seu posicionamento e, pra mim, isso é design: função!

E vocês, o que acharam do projeto? Se não concorda com o que disse, manda bala ai nos comentários! 🙂


Publicado

em

por

Comentários

27 respostas para “Nova Id. Visual: Jurema”

  1. Avatar de peterson ruiz

    Não gostei do uso do “solid” verde e os elementos em negativo. Não gostei do “J”. Não vi nenhuma semente germinando. Esse “jota-semente” deveria estar incorporado no logotipo e não separado. Somente a tipografia do nome se salva. Muito fraco para uma empresa desse porte.

    1. Avatar de Daniel Campos

      Obrigado por sua participação Peterson. Espero que volte mais vezes ao LogoBR. Será um prazer!

      Grande abraço

  2. Avatar de Henrique
    Henrique

    Essas embalagens estão realmente maravilhosas. Também não consigo lembrar de ter visto alguma outra tão moderna e atrativa. É bacana que todas seguem também um mesmo padrão. Isso é sempre muito falado e muitas embalagens possuem semelhanças, mas essas tem um laço muito estreito entre elas. Logo que vi a marca, não gostei, mas acho que é algo mais pessoal pois nem saberia dizer o motivo. Mas ela aplicada nas embalagens ficou realmente lindo.

    1. Avatar de Daniel Campos

      Valeu Henrique! Volte sempre e compartilhe de suas idéias conosco, ok!

      Grande abraço

  3. Avatar de Fabio
    Fabio

    Parabéns! Chegar nesse resultado com uma marca chamada Jurema é bem difícil.

    Evoluiu muito perto do que era antes, e coloca a marca mais próxima dos concorrentes, que recentemente mudaram seu visual também. Na minha opinião, ficou um “me too” melhorado, mais clean. Com um uso do branco melhor, por exemplo, que a linha TAEQ.

    Agrada bastante mas, o autor que me desculpe, não chega nem perto de estar “alinhado” com os exemplos do link que você passou.

    1. Avatar de Daniel Campos

      ótimo comentario Fabio, bem observado.
      Quanto ao alinhamento com outras empresas, foi sugerido que, finalmente, as empresas brasileiras começam a mudar suas embalagens para algo mais perto do que já é praticado mundo a fora. Nos perdoe se nao fomos claros.

      Obrigado por sua participaçao, volte sempre e esteje sempre livre para comentar o que desejar. São participações assim que enriquecem o contúdo aqui posto. =)

      Grande abraço

  4. Avatar de Fulvia
    Fulvia

    Só pra complementar o que foi dito acima, existe uma marca de produtos bem legais que segue a linha da nova ID visual da Jurema e sua proposta de suavidade nas embalagens do produto: a Taeq.
    Quem tiver interesse vale bem a pena dar uma olhada no site deles.

    1. Avatar de Daniel Campos

      Valeu pela dica Fulvia. Eu particularmente nao conhecia a marca. Vou explorar mais o site! =)
      Volte sempre e continue a mandar essas ótimas dicas Fulvia. Será sempre muito bem vinda!

      Abraços

  5. Avatar de Rafael
    Rafael

    O peternson deve ser “bom” mesmo. O lance da semente acho bastante claro, se bem que concordo com o dito sobre o negativo. Mas enfim, acho que ficou um bom trabalho se postado diante das outras coisas que surgem nesse nosso mercado brasileiro.

    1. Avatar de Daniel Campos

      Obrigado pelo comentário Rafael.
      Volte sempre ok. Será um prazer!

      Abraços
      Daniel

  6. Avatar de Vitor

    Sobre a marca realmente não me agradou, a não ser a tipografia, também não vi germinação de semente alguma, achei ainda meio forçada mesmo depois da explicação. As embalagens estão fantasticas, a aplicação da marca ficou boa

    1. Avatar de Daniel Campos

      Valeu pela participação Vitor!
      Espero que tenha gostado do blog e que volte mais vezes. =)

      Grande abraço

  7. Avatar de Cristiano Santos

    Olá Daniel,
    apesar de ter gostado muito das embalagens que com certeza serão bem destacadas nas gôndolas eu realmente não gostei da nova logo. Como o amigo Peterson, eu achei que o “J” não remeteu a semente. Se foi essa a intenção, infelizmente foi sem sucesso.

    Mas acredito que o conjunto visual como um todo falará mais alto nas prateleiras e disso posso confirmar, pois sou um visitante semanal assíduo de supermercados.

    Outro ponto que tenho que concordar com o Fabio é que mesmo tendo melhorado muito em relação ao logo anterior, os links que você postou os exemplos eram muito melhores.

    E para concordar com você deixo a citação de Steve Jobs que diz que “Design não é forma, é função”, valeu à pena investir na agência.

    Parabéns pelo blog. Estou gostando muito!
    Abraços!

    1. Avatar de Daniel Campos

      Obrigado por sua excelente participação Cristiano. Ótimas observações que agregam conteúdo ao post. Obrigado!

      Espero que volte mais vezes. Conte com sua participação, ok!

      Grande abraço

  8. Avatar de Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira

    Ola Daniel,
    Gostei bastante do novo logo e as embalagens são muito atrativas também. Não acho que você viajou quando interpretou as faixas, tive a mesma interpretação logo de cara.
    Parabéns pelo bom trabalho no Blog. Estou sempre acompanhando pelo meu Reader e pelo Twitter. ^^
    Abs!

    1. Avatar de Daniel Campos

      Show de bola Rodrigão. É sempre um prazer ter colaboradores que estao aqui em todos as atividades! =)

      Te espero nos proximos posts hein! 😀
      Abraços

  9. Avatar de Paulo Paim Bräscher
    Paulo Paim Bräscher

    Caros,
    Realmente houve uma mudança de posicionamento forte na marca que é ressaltada quando aplicada à embalagem dos produtos. Porém, o que me chama a atenção é que os produtos agora parecem ter uma conotação de orgânicos pela programação visual aplicada. Por outro lado, a nova programação visual dos produtos lançou a Jurema a um novo posicionamento, o que pode ser perigoso, uma vez que há o risco de perder a identidade com o público que consome o produto atualmente. Se o objetivo era realmente atingir um novo público pela alteração de posicionamento, mesmo com o risco de perder identidade com os consumidores atuais, então é necessário haver uma consistência muito forte no projeto que permita alcançar tal objetivo.

    1. Avatar de Jean Hashimoto
      Jean Hashimoto

      Perfeito o comentário do Paulo Paim.
      Sou publicitário e percebo que muitos comentários neste blog analisam o design separadamente da estratégia de mercado.

      Como publicitário percebo os prós e contra da estética/funcionalidade da nova marca, mas o “X” da questão, para sabermos se está tudo certo, é: “este reposicionamento é o caminho certo?”

      Para responder esta pergunta, só uma pesquisa de mercado.

      1. Avatar de Daniel Campos

        Jean e Paulo
        Obrigado por seus comentários. São de discussões assim que o LogoBR é feito e somente assim poderemos enriquecer o conteúdo deste blog.

        Os comentários foram devidamente anotados. Obrigado pelo feedback.

        Grande abraço

  10. Avatar de Garcia

    O trabalho está bom, quem depreciou podia ter feito de modo mais educado pelo menos. O logotipo sozinho não diz muito, mas quando aplicado às embalagens ganha uma nova força. A solução visual na identidade manteve coerência com a proposta conceitual. Como outros disseram talvez uma variação na assinatura incluindo o J estilizado no próprio nome talvez desse um resultado interessante.

    1. Avatar de Daniel Campos

      Obrigado por seu comentario Garcia. Alias, obrigado por sempre participar dos artigos dando suas opniões. São de colaboradores como vc que o LogoBR é feito! OBRIGADO!

      Abraços

  11. Avatar de Fernanda Carvalho

    Daniel,
    ainda não tinha visto essa marca. Não gostei da tipografia usada, acho que se eles querem passar essa idéia de orgânico, saudável, talvez uma tipografia mais leve (sem bold ou semibold) ficaria mais interessante.
    Consigo visualizar a semente nascendo, acho interessante se é isso que eles querem passar mesmo.
    As embalagens estão muito bacanas mesmo, moderníssimas. As fotos agora estão chegando com tudo nas embalagens, e eu acho maravilhoso, dá mais vivacidade ao produto.

    Abraços! 🙂

    1. Avatar de Daniel Campos

      Muito bem observado Ferndanda! 😉
      Obrigado pela participação. É um prazer te-la sempre por aqui!

      Abraços

  12. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    Ontem fui ao mercado para comprar um molho de tomate para fazer um macarrão e tomei um susto ao ver no meio da gondola de molhos e extratos repletas de latas e caixinhas vermelhas e verdes, um destaque enorme para uma faixa em branco das novas latas da Jurema.
    No momento em que vi, achei que fosse alguma empresa nova entrando no mercado, pois só visualizei o “J”.
    E fiquei muito feliz quando li embaixo Jurema! Uma marca que não é tida como a maior, ou a melhor estar tão preocupada com Branding e ter feito um trabalho tão bom se destacando das demais.
    O visual limpo, a nitidez da foto e o retangulo verde da logo chamam muito a atenção quando na gondola.
    Excelente trabalho de re-design.
    Tanto a Jurema quanto a Interbrand estão de parabéns!

    Ah, e levei sim uma latinha de molho Jurema para o meu macarrão e para mostrar para o pessoal em casa!

    Abraços…
    O blog tá muito bom!

    Ps: estou procurando algo sobre o branding da OI, você tem alguma coisa ai?

    1. Avatar de Daniel Campos

      Que ótimo isso! Um caso de alguem que viu o projeto nas gondolas. Obrigado pela participação Diego. Volte sempre mais, será um prazer ok! =)

      A respeito da seu pedido, entro em contato contigo por email ok.

      Abs
      Daniel

  13. Avatar de Paula
    Paula

    Não vi semente germinando, vi uma pimenta. Pode não ser um bom sinal, mas acho que mesmo assim ficou bem aplicado. Antes mesmo de ler este post, já tinha visto a mudança nas gôndolas e me surpreendi! realmente a jurema nunca se destacou e agora ‘cresceu e apareceu’.
    ótimo exemplo de que design tem poder!

  14. Avatar de RYAN
    RYAN

    vicou boa a marca e a reportagem sow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *