Novo logo: MTV

Aloha!

Fui obrigado a adiar o post sobre a Net, que era pra essa semana, pois tivemos a notícia que a MTV deu um tapa no seu logotipo, talvez um dos mais famosos logotipos do mundo do entretenimento. Como sempre gosto de falar, o LOGOBR tem por vocação disseminar conhecimento e não simplesmente notícias. E com esse artigo, não será diferente. =)

Antes de falarmos sobre esse novo projeto, vamos ver rapidamente as raízes da MTV para tentarmos entender alguma coisa além do que vemos.

O começo

A MTV nasceu em 1 de agosto de 1981, com investimentos de um conglomerado formado pela Warner e a American Express como o primeiro canal (a cabo) do mundo com 24 horas de videoclipes musicais.  Fred Seibert foi chamado para ser o primeiro Diretor de Criação do canal, que convidou seus amigos Alan Goodman, para ajudar na estratégia e nos esforços promocionais, e o jovem Frank Olinsky e seu pequeno estudio Manhattan Design para a elaboração da identidade do canal.

Após alguns desenhos, chegaram a algumas sugestões. A primeira delas é essa que vocês podem ver abaixo.

Após verem que esse logo era um desastre, todos voltaram as mesas para novos desenhos.  Foi então que alguém desenhou o grande, bold e largo “M”. Após estudos, refinamentos e muito tráfego entre Manhattan Design – Escritório de Seibert – Manhattan Design, o projeto estava aprovado (não pela Warner Amex mas pelo diretor da futura MTV). Contudo o mais revolucionário desse projeto veio depois da aprovação.

“O logo é legal mas não tem nada que o faça saltar entre o mais de 30 canais que irão concorrer com a MTV pela audiência.” – frase de Seibert sobre o logo. Foi quando surgiram as variações. Em setembro de 1980, Saibert apresentou o projeto aos chefões da Warner Amex, que de The Music Channel passou para MTV: Music Television. Quando os executivos lhe perguntaram sobre qual das opções de cores seria usada, Saibert respondeu um sonoro “todas elas e muitas outras”. Era lançado o primeiro logo mutante (bem familiar isso não?).

A identidade visual e o logo da MTV receberam o prêmio de design excellence da Clio Awards e do New York Art Director’s Club e o título de (um dos) Produto do Ano da revista Fortune.

Com quatro meses de existência, a MTV tinha mais de 2 milhões de assinantes. Seu logotipo virou a credencial de um geração e de uma década. Abaixo um dos famosíssimos videos promocionais I Want My MTV, estrelados por artistas da época, entre eles The Police e Michael Jackson.

http://www.youtube.com/watch?v=iLjbR-rQVXE

PS #1: indico muito a leitura dos artigos escritos por Fred Seibert e Frank Olinsky contando em detalhes com o foi a criação da MTV e de seu ex-logotipo. Links nos fim do texto.

Em 1983, Seibert e Goodman fundaram a produtora Fred/Alan, que depois se tornaria design studio e agência publicitária. E quem é o primeiro cliente deles? Sim, a Warner Amex (que em 1984 seria comprada pela Viacom e trocaria para o nome MTV Networks). Eles então passam então a criar as famosas vinhetas para MTV, caracterizando ainda mais o sentido mutante do logotipo do canal. Abaixo um video em várias dessas vinhetas.

Aqui vocês veem os cartazes de divulgação da emissora:

Antes da mudança no logo, uma atualizada na identidade visual

No fim de 2009, recebi a notícia que a MTV Internacional tinha mudado sua identidade visual. O projeto foi feito pela Universal Everything, que contou com vinhetas de cair o queixo. Abaixo tem um video apresentando o rebrand com trechos de todas as vinhetas criadas.

Vocês notaram algo? Olhando com mais cuidado vocês verão que o logotipo não sofreu nenhuma intervenção. Só deu ele em preto e branco. Notaram? Pra quem tiver com preguiça de ver o video todinho de novo, vai ai uma imagem com vários cortes do video:

Agora sim, o novo logo

Um corte na base, a eliminação da Music Television, uma esticada na horizontal e uma simplificação dos traços do TV. Essa é a mudança VISUAL do logotipo, que aliás foi feito pela equipe de design da própria MTV americana.

E, indo diretamente contra o projeto feito pela Universal Everthing, o logo sofrerá sim intervenções. Bem, na verdade o logo irá interferir em imagens (não tenho certeza, mas são de clipes musicais, não?).

Necessário. Essa é a palavra que uso para definir essa mudança. Principalmente quando se trata da retirada do MUSIC TELEVISON (que aliás, já havia acontecido na MTV Brasil, que tem uma administração a parte da matriz americana, segundo artigo do André Sens do blog Televisual, que vocês podem ler no link no final do texto).

A anos que a MTV, como um todo, não é mais um canal musical, como em suas origens. Hoje se trata de um canal (uma rede) de entretenimento e cultura pop para adolescentes. E não existe problema nenhum nisso visto do ponto de vista empresarial. Eles simplesmente expandiram o foco de atuação, evoluiram na oferta de conteudo.

Como manter uma tagline como aquela se a empresa havia mudado, há anos, sua atuação? Isso já era perceptível, já que segundo Tina Exharos, vice presidente de marketing da MTV, essa mudança vinha sendo discutida há 10 anos, e somente agora resolveram adotá-la.

“E quanto a forma Daniel, achou um corte ruim também? E as aplicações sobre imagens?”

Mexer num dos maiores ícones da cultura musical, simbolo de uma revolução que marcou uma geração, que quebrou paradigmas, sendo uma das maiores influências de uma década toda (impossível pensar anos 80 sem pensar em MTV) é, no mínimo, uma baita responsa. Isso porque é uma faca de dois cortes: ou você será aclamado pelo trabalho ou será sempre lembrado como o cara que ferrou com o logo da MTV.

Acredito que, por saber disso, a empresa convocou o próprio setor de design para o trabalho. Esses caras trabalham diariamente com a marca e eles, melhor que ninguém, conhecem o que ela significa e o desastre que seria tentar um novo projeto. Por isso estou certo que manter o logotipo da Manhattan Design com pequenos ajustes no TV e o crop, que traz a menção ao padrão widescreen, foi uma decisão acertada. O restante é estética.

Sobre o logo e suas cores/texturas, deixaram aquela pegada pós-moderna, influenciada por movimentos artísticos como a Pop Art e musicais como Punk e New Wave dos anos 80. Agora vão usar o logo como mascara em imagens. Algo menos imprevisível mas ainda irreverente e com certa dose de padronização. Contudo, minha dúvida continua: se foi feito e lançado um projeto onde o logo não sofreria nenhum tipo de intervenção mais, qual será o real uso deste novo logo?

Ainda sobre o novo logo

Impossível não lembrar do projeto da Aol., que causou tanto barulho e discussão. O site Creative Review cita outros projetos (guardadas as características próprias de cada um) que usaram da mesma temática “mutante”, como o da cidade Melbourne feito pela Landor, o do Museu de Arte e Design de Nova York feito pela Pentagram e o, nos últimos meses, o das Olimpíadas de Londres 2012 projetado pela Wolff Olins também (confesso que essa aplicação me agradou).

Essa parece ser uma estética que marcará nossos dias (Wolff Olins com poderes de “prever” (ou de inventar) o futuro?). Contudo não é correto afirmar que a MTV está indo atrás disso, já que, como vimos, foi a própria MTV que inaugurou esse conceito de mutação num logotipo, quebrando com todas as regras. Logo, o conceito no logo da MTV é o mesmo somente com uma estética nova.

Agora resta saber como esse logotipo será usado. Tentei achar alguma peça ou uma vinheta com o novo logo para ter uma melhor noção do que será isso e até para embasar melhor minha opinião, mas não encontrei. Um logotipo é apenas parte de um todo chamado identidade visual. Por vezes, a aplicação é quem resolve o logo. O uso é o que de fato mostra para que o projeto foi pensado. Vamos esperar.

Quanto minha opinião, gostei muito da mudança. Foi pertinente, oportuna e já era mais que necessária.

Links adicionais:  Vinhetas Universal EverythingNovo logo MTV – by TelevisualO Design MTV – by TelevisualNova ID Visual MTV – by TelevisualLogo MTV – by Fred SeibertLogo MTV – by Frank OlinskyLogos MTV – 1981/83Cartazes anos 80 MTVGuia logo MTV – 2000Serie I Want My MTV


Publicado

em

por

Comentários

32 respostas para “Novo logo: MTV”

  1. Avatar de MarcusVss
    MarcusVss

    As imagens dentro do M não são videoclipes, e sim os apresentadores do canal. Eu achei q ficou melhor com a espessura da linha mais grossa e o “tv” também ficou melhor, mas o M com as pernas cortadas ficou estranho, eu olho pra imagem e fico algum tempo esperando a imagem terminar de carregar, pra depois ver q já está completa =P

  2. Avatar de Rodrigo

    Gostei do post e também gostei do novo logo. É bom viver e ver estas mudanças do nosso tempo.

  3. Avatar de João Gabriel

    Também sou um dos que gostou bastante do resultado do logotipo. Conseguiram trazer um conceito de modernidade – com a forma mais retangular,lembrando o widescreen – sem perder a identidade da empresa,inovação.

  4. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Finalmente uma mudança mais atual. A Mtv arrasta essa cara de 90’s a 10 anos sendo que tanto a visão do telespectador sobre o canal quanto o próprio logo mostrado no cantinho da tela já se atualizaram faz tempo.
    Porém, não acho que essa “correção” aos dias atuais tenha sido feita da maneira mais justa possível. O valor que o logo da Mtv tinha pra mim era a atitude, e esse redesign parece muito medroso… só mais um redesign comum. Não que tenha ficado ruim, só sem graça, sem aquele toque a mais que qualquer material da Mtv possuía. E enfiar os apresentadores e artistas no meio? Ah, por favor. A AOL acabou de usar esse recurso e tá virando modinha. “O logo fica em branco e só aparece com a presença de um novo elemento que por sua vez caracteriza e dá uma personalidade maior a marca”. Ridículo a Mtv usar isso.

  5. Avatar de Alberth

    curti o novo logo, so achei estranho as pernas do M cortadas, tbm fiquei esperando carregar como o marcus kkkkkk, mas o post ficou da hora, estava esperando faz um tempo já ;p
    Abraços

  6. Avatar de Dan Rodrigues

    http://dmtr.org/mtv_rewind/
    aqui temos um bom exemplo da transformação do logo, em especial suas aplicações… são vinhetas feitas através de processos randômicos de programação.

    podemos ver que o logo é tão forte que a forma aproximada já tem sua identidade… se seguirmos por esse caminho, o redesenho atual tem uma função mais burocrática e comercial do que propriamente funcional.

  7. Avatar de Thomaz Cia

    Danial, parabéns pelo post que estavamos aguardando (comentários no twitter). Eu gostei do logo da MTV, já admirava a mutação do mesmo e cheguei a criar um logo baseado na idéia “mutante”. A sacada para ‘wide’ é sensacional.

    Qdo. vc citou que foram os próprios colaboradores da MTV que criaram o novo logo, pois trabalham com isso, me veio na cabeça uma propaganda de cimento, Votorantim, em que o personagem principal era o pedreiro e não os atores globais, e essa foi a sacada da agência, eles ouviram quem ‘bota a mão na massa’ e criaram a propaganda que foi um sucesso.

  8. Avatar de Paulo Brascher
    Paulo Brascher

    Caro Daniel,

    Parabéns pelo excelente trabalho que você realiza. Nos brinda com um material de pesquisa que nos faz reviver a história de um desenvolvimento de marca tão interessante como o case MTV.
    Um grande abraço

  9. Avatar de ike

    parabens pelo post. show de bola.

  10. Avatar de italo bacci

    Ei Daniel! Parabéns pelo artigo! muito bom mesmo.

  11. Avatar de andrelsens
    andrelsens

    Daniel,

    Parabéns mais uma vez pelo trabalho de pesquisa. Suas referências são bastantes ricas e com certeza as aproveitarei bastante.

    Vale só mais uma vez ressaltar que essas mudanças na marca referem-se a versão americana. A MTV Brasil já adota uma versão diferenciada desde 2007 sem a frase “Music Television” e com a eliminação das arestas que formam a perspectiva da letra M. E ainda não sei se irão adotar a nova marca na nova programação de 2010.

    Se tiver mais alguma novidade, certamente te avisarei…

    Abraço!

  12. Avatar de Raíssa

    Adorei seu site! Excelente trabalho e post. Vou linkar nos meus! =)

  13. Avatar de Advan Shumiski

    Parabéns mais uma vez mano!
    Resolvi extender meu comentário aqui: http://blog.shumiski.com/post/396576124/mtv-redesign-x-logobr

    Abrass

  14. Avatar de Tony

    Vejo esse conceito de “identidade flexivel” como uma extensão do que o Branding ensina como posicionamento multiplo [de identidade]. E uma vez que a marca no cantinho [da tela, de um anuncio] todo mundo coloca [e praticamente não funciona mais, por si], faz-se importante que sua marca consiga transformar-se num suporte de comunicação também. Assim é possivel assimiliar marca e posicionamento ao mesmo tempo. Para reforçar a identidade de e identificação com a marca em toda e qualquer mídia / suporte.

    Um tapa muito bem dado. A propria atuação da MTV [e a maneira como falamos dela] faz com que, passando mais algum tempo, esqueçamos o que significa o “TV”, que será um [senão o único] “vinculo tradicional” com a origem da marca. As proximas gerações, e alguns dos que já fazem parte do público que ela abrange, já esqueceram.

    E como é bacana ler gente que pensa na nossa área, sem meros ctrl+c & ctrl+v [& translate] do que está por ai na net :)… parabéns!

  15. Avatar de @lssv

    Creio que não só para o entretenimento de adolescentes mas, prestando atenção até no conteúdo dos programas da MTV, percebe-se que também atinge um público adulto e jovens adultos.
    Achei o post incrível e bastante inspirador.
    Quando você citou o lance do widescreen, realmente achei tudo a ver, já que o formato dos televisores populares mudaram.
    Parabéns.

  16. Avatar de Alexandro Castro

    Fazendo aquela análise fria e antipática mas necessária,o logo sofreu um “crop”,apenas isso. Como se uma imagem 4×3 fosse expandida para largura máxima em uma tela 16×9. O crop é ruim, significa perda de imagem ou no mínimo “desajuste” com o padrão anamórfico. Do ponto de vista de defesa da marca, acho a idéia furadíssima. Por outro lado, se você varrer a defesa pra baixo do tapete, então pode-se dizer que a mudança não é tão drástica e um bom branding nesse caso apaga qualquer incêndio rapidinho. Logo logo vão achar que a marca sempre foi essa.

  17. Avatar de LiW

    Se lermos outros comentários antes de postar, nossa opinião será contaminada.
    A perspectiva do 3D inferior deveria ser levantada na diagonal e não na horizontal, pois dá a impressão que possui um resto de imagem escondida abaixo.
    Mas fora isso foi essencial a mudança e é claro que é difícil julgar sem saber as aplicações da imagem.
    Muito bom, gostei.

  18. Avatar de Marciel
    Marciel

    Sinceramente,só me encomoda um pouco a menor parte da projeção do M, no centro a esquerda do T, me parece um elemento muito pequeno em relação a totalidade da logo…O que acham?

    Parabens pelo artigo!

  19. Avatar de Paulo Cholla

    um zoom.
    e a marca de Melbourne é de longe o que mais me agrada de todos esses aqui. acho a identidade sensacional! a mais amarrada.

    =]

  20. Avatar de Fernando Pires
    Fernando Pires

    Daniel,
    Mais um belo artigo…

    Fiz algo bem mais resumido no Faz Caber… só pra documentar mesmo.
    Gosto de ver essas diferenças de raciocínio variando de blog pra blog… Essa discussão, mesmo que involuntária é o mais importante pra formar uma mentalidade visual…

    abs

  21. Avatar de Joaquim Guerreiro

    Belo trabalho sobre o logo.
    Não querendo ferir susceptibilidades, vou tentar ser directo e sincero.
    Apesar de compreender o facto de a MTV ser cada vez mais uma rede de entretenimento que um canal de música, devo confessar que estou do lado do espectro que não aprecia muito a “inovação” sobre o logo, neste caso em particular.

    Acho que havia algo de imponente no logo, já sobejamente conhecido, que estava directamente relacionado com a verticalidade.
    O argumento de que as nossas televisões também estão a mudar, nomeadamente na amplitude do ecrã, não me serve de muito para justficar esta alteração. Mais facilmente optaria por tirar a profundidade ao M. Apenas porque estaria muito mais em linha com o tipo de soluções que hoje se procuram – não por hoje as nossas televisões terem também tendência a serem cada vez mais planas 🙂

    Acho também que as imagens sobrepostas são uma pobre solução gráfica que normalmente tem tendência a puxar a preguiça. Basta chapar uma foto e está a andar… a meu ver não há muita criatividade aqui, havia muito mais criatividade quando o logo tinha tendência a ser mais trabalhado e mais alegre.

    Para terminar devo confessar que eu não sei se é (ou não) uma mais valia terem sido os colaboradores da MTV a trabalharem no próprio logo. Tenho dúvidas. Acho que o distanciamento traz muitas vantagens. Não é à toa que grandes empresas bem artilhadas de designers pedem na maior parte das vezes os seus projectos gráficos, re-designs etc a empresas fora do grupo. Fico na dúvida. No mínimo gostaria de ter outras propostas (não sei se isso aconteceu)

    Boa pesquisa! Gostei.

    @joaq_guerreiro

  22. […] Novo logo: MTV (Os links para mais imagens, artigos e videos sobre a MTV estão disponíveis no fim do artigo) Aloha! Fui obrigado a […] […]

  23. Avatar de Meyer

    Manteve o que era legal, cortou excessos e fez a lição de casa: seguir tendências. Ser tendência. Que é mínimo que se espera da MTV.

  24. Avatar de eduardo

    Acho que também me decepcionei um pouco com o redesenho… Visualmente eu gostei, mas, diferente do que o Meyer colocou acima, não gosto dessa história de seguir tendências… Modismos são anti-identidade, na real, pois é assumir uma solução interessante que não necessariamente condiz com o estado do projeto em curso… Acho que a MTV pouco tem a ver com a solução colocada (o clone da AOL e etc), e muito mais com o que se vinha fazendo, que apenas precisava ser menos datado (anos 90).
    abraços!

  25. Avatar de Fernando Paes

    Gostei do post…
    mto bom…
    parabéns….

  26. Avatar de João Nicodemos
    João Nicodemos

    gostei das pernas cortadas do M. e de seu alargamento na horizontal, sem mostrar na totalidade o M, pois é um zoom em uma tela de widescreen, simples assim. Achei bonito e atual.

  27. Avatar de Joaquim Guerreiro

    É isso mesmo Eduardo. Seguir tendências ou criar tendências? O que é que torna uma empresa inovadora?
    Por isso é que as “modas” são um entrave a uma identidade própria. Não criam nada de novo, apenas se “colam” ao que está a dar.

    … aqui já estamos a entrar fora da conversa do logo em questão, o que até pode ser bom como “exercício”

    @joaq_guerreiro

  28. Avatar de Rafa Librenz

    A Globo também ‘widescreenzeou’ sua identidade visual há não muito tempo.

  29. Avatar de Luiz
    Luiz

    Gostei muito das idéias….

  30. Avatar de Mauricio

    Eu não gostei da mudança, acho que um logo que é clássico não pode mudar. No caso, eles deveriam ter apenas retirado o “music television” do logo. E se eles queriam dar essa idéia de wide, poderiam ter achatado só um pouquinho o logo, mas sem dar um crop nele. Parece que meteram um zoom ali no logo, ficou bem estranho.

  31. […] uma vez o Daniel matou a pau no post sobre o redesign do logotipo da MTV.Eu comecei a escrever o comentário no LogoBR e vi que daria um texto um tanto quanto grande, […]

  32. […] Tudo começou lá no distante ano de 1980, quando a MTV aprovou o logo desenvolvido por Fred Seibert e o escritório Manhattan Design. Com a composição principal formada por um grande “M” e pequenas letras “TV” grafadas em seu interior, o logo poderia sofrer alterações cromáticas e estruturais, criando infinitas mutações, sem perder a consistência e identidade visual (fonte: Logobr). […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *