Novo logo: Usiminas

Aloha!

Através de outro post tomei conhecimento desse importante (e belo) rebranding: estamos falando da Usiminas, a maior siderúrgica da America Latina, fundada em 1956 na cidade de Ipatinga (antiga Horto de Nossa Senhora) MG.

 

usiminas1

O projeto de rebranding veio junto com a nova diretoria em 2008, que decidiu reformular tudo na empresa, desde processos administrativos, produtivos e operacionais até as estratégias da companhia. Claro, para que o público saiba dessas mudanças, era necessária uma nova identidade visual para a holding e todas as empresas que a compõem.

Para o trabalho foi contratada, nada mais nada menos, que a Interbrand.

Valores

Além de mostrar ao público que a Usiminas mudou, o logo busca denunciar os novos valores e o novo posicionamento da empresa. Segundo o Manual de Marcas da empresa (link para download do PDF no fim do artigo),  esses valores são pautados em Consistência, Técnica, Capricho e Abertura. Dê uma olhada lá para ler os textos a respeito.

‘U’

Segundo o manual, o símbolo gráfico “U” é inspirado nas grandes panelas da aciaria, onde o aço ganha forma.

“O ‘U’ vazado que salta da base preta, num universo de cinco cores, revela que dele pode surgir um universo dinâmico, flexível e inspirador.” – Diz o Manual. No hotsite do projeto, se fala de “nova atitude flexível, dinâmica e corajosa da Usiminas.”

Cores

O logotipo foi desenvolvido para ser usado em cinco cores diferentes juntamente com o preto. Essas cores são usadas de maneira aleatória. “O preto representa a base de todos os elementos que podem nascer a partir do aço. As outras cores, vivas e intensas, exemplificam essa diversidade e transmitem a atitude flexível, dinâmica e corajosa da Usiminas” – diz o Manual.

“Da matéria bruta, o preto, todos os elementos podem surgir. Cinco cores, viva e intensas, anunciam a diversidade de possibilidade do aço” – comenta o hotsite.

Outro ponto interessante do projeto quando o assunto é cor é que, segundo o manual, todos os matérias de comunicação da Usiminas, independente dos objetivos finais, devem conter imagens que tenham predominância de uma das cores Usiminas. “Utilizar-se de imagens que traduzam os valores da marca: consistência, técnica, capricho e abertura.”

Tipografia

A família tipográfica escolhida pela equipe da Interbrand foi a The Sans, do typedesigner holandês Lucas de Groot (LucasFonts). Pra vocês terem noção de quem é esse cara, ele fez parte do desenvolvimento da família tipográfica baseada no logotipo da Heineken, projetou as fontes usadas na Folha de São Paulo e Le Monde, participou dos projetos dos logos da Siemens e Sun Microsystems, tem participação nos types usados no jornal internacional Metro (que tem versão brasileira) e desenhou a fonte Calibri, a nova default do Word, com outros typedesigners.

Segundo o manual, a fonte foi escolhida por sua versatilidade e contemporaneidade (dá-lhe Estilo Internacional). O logo em caixa alta é para traduzir a segurança e a consistência da Usiminas.

Algo que é citado pelo manual e que podemos conferir na imagem acima é que, apesar de ter sido usado o tipo The Sans, ele foi levemente modificado no kerning e em algumas formas (o ‘A’ por exemplo).

Padronização

Outra parte interessante (que eu adorei) do projeto foi o de verticalização da maioria das marcas da holding. Pra quem não sabe, a Usiminas é dona de quase vinte empresas e de dezenas de marcas, produtos, programas e outros. Durante o projeto de rebranding, não se viu qualquer padronização visual entre as marcas. Por isso, foi criada uma estrutura unificada, uma identidade visual única.

 

Meus comentários

Na minha humilde e tão desimportante opinião, o projeto (design) ficou show de bola. Na verdade, eu gostei muito. O logo antigo era muito chatão e transmitia uma empresa fria, sem vida e sem graça (não que ela seja ou deixe de ser, mas seu logo comunicava isso. Ao menos pra mim). Esse novo projeto trás exatamente o que faltava: VIDA. A analogia das cores saindo do preto com o surgimento de possibilidades através do aço é genial.

A edição do type ficou show, contrastando (veja bem, eu disse contrastando e não conflitando) com as cores que passam vivacidade, energia, abertura, enquanto o type passa seriedade, técnica, consistência. Falando nisso, acredito que o logo ficou muito bem alinhado com os valores que a empresa quer pregar (ao menos pregar, viver são outro quinhentos. Isso necessita de um ótimo projeto de comunicação e reposicionamento da marca).

Algo que me agradou muito no projeto foi a parte da padronização de grande parte dos logos das empresas da holding. Talvez esse tenha sido um dos maiores acerto do projeto, pois isso ajudará na identificação da empresa por parte dos stakeholders. Irá mostrar que, apesar de várias empresas, são uma só, unidas em prol dos mesmos objetivos. Que empresa não quer ter essa imagem perante o mercado?

O outro lado

Porém, nem tudo são flores. Como disse no início do artigo, tomei conhecimento desse projeto através de outro artigo. Nesse artigo, o estudante de PP na UnilestMG e morador de Ipatinga (cidade da Usiminas), Jader Rubini, faz uma crítica a esse rebranding. Em sua visão, não adianta nada colocar um projeto desse em prática se as ações da empresa não condizem com os novos valores aspirados pela mesma. Um artigo muito bom e que vale a pena ler, pois é outra visão e que nos ajuda a entender um pouco mais disso e a nos posicionarmos.

Se a Usiminas está falando a verdade com os valores que estão sendo pregados ou se tudo não passe de uma farsa ou uma maquiagem, somente o tempo e o plano de comunicação que nos dirão isso. Mas o design me agradou! 😉

E vocês, o que acharam disso tudo?


Publicado

em

por

Comentários

16 respostas para “Novo logo: Usiminas”

  1. Avatar de Estéfany Franco

    Isso já deu o maior babado no grupo dG…
    Eu, particularmente, também gostei.

  2. Avatar de Hurmus

    Excelente post, em outros blogs é colocado apenas os dois logotipos (o antigo e o novo) e aqui tem toda a história. Parabéns.

  3. Avatar de Jacqueline

    Vi o site acho legal brincar com as cores na logo!
    Adoro logo simples, a fonte suavisou, o site usiminas é demais dinâmico, vetorizado e cheio de cores!

    Essa logo me lembrou colégio inificado de Curitiba
    http://www.unificado.com/colegio.html antigamente só não tinha esse formato 3D.

    O Legal da marca, é quando ela chega na fase que é popular, conhecida e pode ser usado apenas um símbolo

  4. Avatar de Fernanda Carvalho

    Muito interessante a marca nova. Deixou de ser aquela coisa quadradona que era antigamente e ganhou certo movimento com as curvas do “U”.
    Apesar de conhecer pouco sobre o briefing, me pareceu uma idéia interessante.

  5. Avatar de Grafitat

    Excelente artículo, lo vamos a tomar en cuenta para nuestro sitio!

  6. Avatar de Kleverson
    Kleverson

    Não lembra um pouco o U da Unisinos?

  7. Avatar de shingoyabuki

    òtimo post, ótima logo.

  8. Avatar de Gabriela
    Gabriela

    Olá, muito bacana o blog. Somente para corrigir uma informação: a Usiminas não é dona de 100 empresas (e sim menos de 20 empresas) e aquele slide com diversas marcas não contém apenas marcas de empresas e sim logomarcas de empresas, produtos, departamentos, serviços, programas, selos e afins. Abs!!

  9. Avatar de Nelson Muntz
    Nelson Muntz

    Pra mim os caras escreveram “usiminas” com uma letra “U” do lado e acharam legal, mas aí pensaram:
    – Tá, mas como vamos fazer eles pagarem um zilião de reais por isto? Se chegarmos só com o logo impresso numa prancha não vai rolar…
    Aí eles têm uma idéia:
    – Já sei! Vamos fazer um fichário com umas mil páginas “enchendo linguiça” com variações de cor e inventar relações mirabolantes entre a letra “U” e a empresa. Assim eles pagam!

    Fala sério. Esse logo não diz nada! Se qualquer outra empresa menos conhecida tivesse feito todo mundo iria achar uma porcaria…
    Foi 1% de design e 99% de redação pra “empurrar” a criação…

  10. Avatar de Jader Rubini

    Excelente post, Daniel. Eu fiquei de postar lá no blog uma análise do design do novo logotipo e o você acabou mostrando muitas coisas das quais eu compartilho. Parabéns pelo post e obrigado pela citação.

    Ah, e, por falar em citação, é Jader, não Jarder. 😉

  11. Avatar de Keila Nunes
    Keila Nunes

    Fala sério, gastar de 3 a 4 milhões em um U horrível deste. Só marqueteiros mesmo. E ainda criaram 5 cores de crachá. E adivinhem, tem até crachá rosa (que segundo eles é vermelho) para uma empresa de predominância masculina.

  12. Avatar de Daniel Campos

    Esté
    Nem me fale sobre o dG… prefeiro não comentar! =)

    Bjao

    Rafaele
    Obrigado por sua participação Rafaele. Volte mais e comente sempre que desejar, será muito bem-vinda ta bom!

    Abraços

    Hurmus
    Obrigado pelo carinho e reconhecimento Hurmus. De fato, a propósta do LogoBR é diferente desde o início. Fico feliz em saber que isso se reflete em todos que participam dele!

    Espero que continue a voltar e comentar Hurmus. =)

    Grande abraço

    Jacqueline
    Obrigado pelo seu excelentíssimo comentário Jacqueline. Não conhecia essa escola tampouco seu logo. Obrigado por compartilhar conosco essa informação!
    Vc é exatamente o que o LogoBR chama de COLABORADOR! =)

    Volte sempre, mande sempre suas palavras e sugestões!

    Grande abraço

    Fernanda
    Esse seu comentário sobre o briefing é muito pertinente Fernanda. Eu pensei o mesmo a respeito e, por isso, enviei um email ao superintendente de comunicação da Usiminas com algumas perguntas, e uma delas é sobre o briefing. Porém até agora não fui respondido.

    De qualquer maneira, muitíssimo obrigado por sua participação no post. Com certeza, é isso que faz do LogoBR um lugar com inforamção relevante e de qualidade! Obrigado e volte mais!

    Grande abraço

    PS: seu artigo sobre as dicas para entrevistas de emprego p/ Desig Gráfico foi pro Twitter do LogoBR. Muito bom! Parabens!

    Grafitat
    Olá pessoal da Grafitat. “Muchas gracias” por sua visita e comentário. É um prazer e uma honra recebe-los no LogoBR. Voltem sempre, serão muito bem-vindos!

    Grande abraço

    Kleverson
    Eu, particularmente e totalmente longe da verdade absoluta, não achei não. =)

    Kleverson, obrigado por sua participação aqui no LogoBR. Esteja sempre a vontade para participar de tudo aqui no blog, ta bom. Sera sempre um prazer!

    Grande abraço

    Shingoyabuki
    Ótimo é ter sua presença aqui. Volte sempre, será um prazer sua participação, ta legal! =)

    Grande abraço

    Gabriela
    Meu Deus, o que seria do LogoBR sem a participação de colaboradores tão gentis como vc Gabriela? Obrigado pela correção. Ela já foi adicionada ao post.

    Faço questão que volte mais vezes e fique sempre (eu disse SEMPRE =) a vontade para corrigir nossos deslizes. Somente assim poderemos contruir artigos com extrema qualidade e precisão nos dados. Mais uma vez, obrigado!

    Grande abraço

    Nelson
    Obrigado por sua participação amigão.

    Tenho que discordar com algo que você disse a respeito do logo” ser ruim se outra empresa tivesse feito”. QUando diz todo mundo, vc diz 100%, mas eu não pensaria assim. Tento ser menos influenciado possivel por essa questão de “foi a agência/estudio tal que fez, então é bom/ruim.” Prova disso, é que até hoje eu não me conformo com o logo feito para as Olimpiadas de Londres. E foi feito pela Wolff Olin, uma das maiores e mais respeitadas empresas de design gráfico do mundo. E nem só por isso, achei maravilhoso o logo das Olimpíadas.

    Respeito sua posição e faço questão que vc esteja aqui sempre Nelson, para poder jogar algumas coisas pra cima e fazer os outros pensarem ( e também permitir que os outros colaboradoes o façam pensar) diferente.

    São participações assim que enriquecem ainda mais o espaço. Por favor, esteja sempre a vontade, ta legal! =)

    Grande abraço amigão

    Jader
    Obrigado você Jader. Foi através do seu post que tomei conhecimento do projeto, então nada mais justo que citar você e seu blog.

    A respeito do seu nome, peço mil perdões. Sempre tento não cometer essas gafes, mas as vezes é inevitável.

    Espero que volte mais vezes e sempre participe das discussões e compartilhe conosco suas opiniões. Isso será muito importante para todos nós. Então, esteja a vontade, ta legal! =)

    Grande abraço

    Keila
    Obrigado por sua participação Keila.
    Faço das minhas últimas palavras ao Nelson, palavras a você também: são participações como essa que nos ajudam em nosso posicionamento.

    Esteja sempre a vontade para visitar e comentar no LogoBR, ok!

    Grande abraço

    Daniel

  13. Avatar de Jonas Kent

    FOI FEITO A UNIFICAÇÃO PARA O NOME USIMINAS,TUDO BEM!

    FICOU BONITO?FICOU. SÓ QUE TEM UMA COISA! “DEIXARAM

    PARA TRÁS” UM NOME COSIPA. A AFCCOSIPA-ASSOCIAÇÃO DOS

    FUNCIONÁRIOS DA COSIPA,SITUADA NO BAIRRO ENCRUZILHADA

    EM SANTOS. FICA A PERGUNTA: O NOME AFCCOSIPA CONTINUA

    OU NÃO? SE O NOME COSIPA DEIXOU DE EXISTIR,PORQUE O

    NOME ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA COSIPA AINDA CON

    TINUA? NÃO É UM CONTRASENSO?

  14. Avatar de U escaldado
    U escaldado

    Bastante sugestiva essa ferradura!!!, que o digam os demitidos que até ontem eram patrimonio eheh

    O Lemann Brother era cheio dessas idéias ai.

    Falando sério, acho que agora com essa ferradura U ipatinga vai subir e ser campeão brasileiro ehe

  15. Avatar de Luciano Leão
    Luciano Leão

    Três anos após o lançamento da nova marca. E ai, mudou algo?

    Em relação à mudança de posicionamento no mercado, e principalmente, em Ipatinga, acredito muito que está dando certo o que eles desejaram.

    Trabalhei por um período na Usiminas e vi muita gente realmente vestir a camisa da empresa, brigando por querer um brinde com o símbolo gráfico “U” azul ao invés do verde ou vermelho. Essa diversidade das cores, coisa tão simples, mexeu com os colaboradores de uma forma surpreendente. E sem contar o novo slogan que não foi citado aqui. Usiminas. Fazer melhor sempre. Inconscientemente as pessoas ficam com a autoestima bem elevada com esses posicionamentos bem formados das empresas que trabalham. Vejo isso muito na Vale. Os funcionários empinam o peito para mostrarem que trabalham em uma das maiores mineradoras do mundo.

    Claro que, como se trata de uma empresa que está em torno de uma cidade inteira, e, muita gente depende dela para sobreviver, os caras que trabalham no chão de fábrica são muito mais difíceis de alcançar com esses conceitos de missão, visão e valores. São pessoas mais resistentes. Não estou colocando elas em um nível menor. Pelo contrario. É esses colaboradores que fazem a coisa acontecer.

    Vale lembrar que este trabalho de Branding deve estar sempre em constante mudança, e a Usiminas pelo que vejo, está bem atenta com tudo isso. Prova, são as ações de comunicação que ocorrem dentro da empresa durante o ano e, o novo formato de informativo interno com uma linguagem bem popular, no estilo Super.

    É aquela história né. Sempre terá gente para elogiar e criticar. Eu vejo este projeto com mais pontos positivos do que negativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *