Nextel: novo logotipo

Aloha!

A Fleet Call foi fundada em 1987 por Morgan O’Brien e Brian McAuley em Reston, EUA. Alguns anos depois mudou (sabiamente) seu nome para Nextel. Com diversos acordos comerciais com empresas como Motorola e Northem, a Nextel cresceu de maneira rápida no mercado norte-americano. Em 1997 criou a Nextel Internacional, divisão que cuidaria da expansão mundial da empresa, que teve a América Latina entre seus primeiros esforços.

Em 2005 a companhia foi comprada pela Sprint pela bagatela de US$35 bilhões. A divisão internacional (já sob o nome de NII Holdings Inc.) já era uma empresa independente e de capital aberto, mas acabou entrando no acordo de fusão, tendo a Sprint como principal acionista. Com essa fusão, a marca Nextel acabou sendo extinta nos EUA, mas permaneceu nos países da América Latina onde operava (Peru, Brasil, Argentina e Mexico) e ainda foi lançada em 2006, com sucesso, no Chile.

Pois bem, no útlimo dia 19 de setembro a NII Holdings Inc. lançou a nova identidade e novo posicionamento da marca, com projeto desenvolvido pela Landor San Francisco.

Os clientes percebem a Nextel como uma prestadora de serviço de qualidade premium e parceiro confiável, que oferece produtos e serviços diferenciados e inovadores, que ajudam os clientes a serem mais produtivos. Com nosso projeto de lançar redes de terceira geração (3G), agora é o momento ideal para lançar uma nova identidade visual e uma estratégia de marca que reflitam melhor o nosso foco em conectar nossos clientes e o mundo. [Press Release Nii Holdings Inc]

O design

A nova identidade possui a wormark Nextel na cor alaranjada, com letras em caixa-baixa de desenho exclusivo. O ‘x’ ao centro é composto pelo “conector”, ou duas pontas de flecha apontadas para si, enquadrando ideias e histórias pessoais dos clientes. E para ampliar essa mensagem, o slogan desenvolvido pela Landor: “Seu Mundo. Agora.” [Press release Landor]

Confesso que ao olhar o logotipo pela primeira vez senti certa estranheza naquele ‘x’ que, claramente, tem uma largura maior do que os demais caracteres. Entretando, depois de ver a identidade funcionando, principalmente no video, tudo se tornou mais claro. Desde então, não vejo mais um ‘x’ que é um símbolo da marca, vejo um símbolo da marca sendo usado com um ‘x’. O conector é o que amarra toda a identidade e a mensagem.Veja algumas imagens e principalmente o primeiro comercial:

http://www.youtube.com/watch?v=MYFpqduBX6c

Além do logotipo e tagline, a Landor também criou as tipografias (sim, são exclusivas!), embalagens e arquitetura de lojas. E também repaginou o logo da NII, que na verdade é o conector + o nome escrito na tipografia oficial.

Alguns dizem que está escrito Xnii. Particularmente, não vejo isso.

O posicionamento

Não se faz necessário falar sobre o novo posicionamento da Nextel pois foi postado no Youtube da empresa um video release. Apesar de bem marqueteiro, ele mostra quais as intenções da marca e como ela irá trabalhar seu posicionamento.

http://www.youtube.com/watch?v=9RkfVONgvKg

O video foi retirado no canal da Nextel no Youtube.

O cenário (falando de Brasil)

Em 2001 eu era amigo de um casal de irmãos que eram empresários. Um dia enquanto conversávamos ouvi um barulho estranho e logo depois um homem falando, como se fosse uma rádio frequência da polícia (minha única referência na época). Perguntei o que era aquele barulho chato e um deles, claramente desconfortável, disse que era um rádio que ele tinha que carregar e usar por conta do seu trabalho. Era o Nextel.

Comentei isso porque, de fato, a Nextel é um ótimo exemplo de um bom gerenciamento de marca. Há algum tempo atrás eu li rapidamente um artigo que falava sobre o sucesso que ela teve nos últimos anos, ao transformar uma marca desconhecida e um produto/serviço que era motivo de vergonha por parte de quem usava para algo de alto valor agregado, desejado e mostrado com orgulho, quase como uma credencial de status e de sucesso profissional.

Nesses 10 anos, a Nextel gerenciou muito bem sua marca, criou valores em tornou dela que seu público percebe, aceita e toma como seus. E o mais importante: se focou em oferecer um ótimo serviço. Segundo reportagem do Mundo do Marketing em 2008, quando a empresa resolveu mudar seu posicionamento, a Nexte tinha proposta de ser a melhor empresa de serviços de telefonia e não a maior:

(…) Com DNA focado principalmente no público corporativo e no diferencial do rádio, a Nextel investiu cerca de R$ 5 bilhões em dez anos de operação no Brasil. Com a proposta de ser a melhor empresa de serviços de telefonia e não a maior, a empresa sempre se preocupou com o índice de satisfação dos seus clientes. Segundo Fábio Toledo Gerente de Marketing da Nextel, a estratégia foi se apoiar no modelo de qualidade e, por isso, a empresa cresce acima de 40% ao ano. [Mundo do Marketing]

A empresa saltou de pouco mais de 1 milhão de assinantes em 2008 para 3,6 milhões em 2011!

Apesar da Sprint Nextel passar por sérias dificuldades, a Nii Holdings Inc. registra lucros atrás de lucros e já tem quase 10 milhões de clientes nos países que atua. Está investindo em redes W-CDMA no Peru e em redes 3G no Brasil, Mexico e Chile. Ou seja, está se preparando para expansões e novos produtos e serviços.

Não posso dizer como é nos demais países, mas por aqui a Nextel já começa a deixar de ser única em seu mercado. Vimos que há algumas semanas a Vivo lançou seu serviço de rádio (Vivo Direto). Já ataca o mercado com preços mais baixos, redes 3G já em funcionamento e tendo uma base de 63 milhões de clientes para testarem seu novo serviço de rádio. Tudo bem que um radio da Vivo não irá falar de graça com o rádio da Nextel, mas isso sinaliza que a concorrência está se mexendo.

Portanto a mudança não apenas de design mas também de estratégia era mais que benvinda. O design antigo era datado, tinha cara de anos noventa, um ar corporativo demais e nem um pouco simpático. O novo logo não tem nada de espetacular ou transgressor, mas sem dúvida nenhuma já cumpre seu papel de rejuvenescer a marca, de comunicar “olha, ainda estamos em plena forma”.

Conclusão

O logotipo é ótimo. É revolucionário? Não, não é. Mas a evolução é brutal e não tem como negar que visualmente a marca está agora anos-luz a frente da antiga. O ‘x’ conector é muito interessante. Gosto da ideia de ter um simbolo que se funde ao logotipo ou que se desmembre dele. A forma como o conector interage dentro da comunicação vende muito bem o novo posicionamento da marca e a tagline sintetiza tudo. Resumindo: considero um projeto muito competente, inteligente, bem executado e que muito provavelmente funcionará.

E vocês, que acham da nova Ne›‹tel?

Brandbook

O LOGOBR teve acesso, com exclusividade, ao brandbook de toda a marca Nextel. Mais de 150 páginas, com altas doses de detalhamento. Imperdível.


Publicado

em

por

Comentários

31 respostas para “Nextel: novo logotipo”

  1. Avatar de Leo Trindade
    Leo Trindade

    Penso que ficou foda a comunicação. E o site tá lindão, Daniel. Parabéns, meu velho.

    1. Avatar de Daniel Campos
      Daniel Campos

      Grande Leo! Quanto tempo cara.
      Que bom que vc ainda passa por aqui, fico feliz por isso. Eu também gostei da mudança. Sobre o site, poxa vida muito obrigado! Vê se não demora em voltar por aqui. Será sempre muito benvindo =)

  2. Avatar de Ralph Almeida

    opaa eai tudo certo?
    poo tb quando vi o logo nao gostei nao. esse x ficou gigante e separado demais. mas agora com sua analise, e vendo as demais peças onde se aplicam o x, ai sim estou com outra visao do logo.
    mas ainda vai demorar pra eu me acostumar hehe
    abraços

  3. Avatar de Breno Bitencourt

    Muito bom o trabalho, mas o logo tem questões muito básicas não resolvidas, como o Ralph Almeida mesmo disse, essa DISTÂNCIA entre os telefoninhos do X ta enorme, DISTANCIA.

    Mas o trabalho é muito bom! 🙂

  4. Avatar de Silvio Fancio

    Achei ótimo! Parece óbvio demais mas na verdade é simples e bem resolvido. Revitalizado. Abraços.

  5. Avatar de Silvio Fancio

    Em tempo… Parabéns pelo belíssimo site. Está muito legal.

    1. Avatar de Daniel Campos
      Daniel Campos

      Obrigado Silvio. Fizemos pensando no pessoal que gosta de estar por aqui. Obrigado =)

  6. Avatar de Douglas Cavendish

    Acho um projeto muito, mas muito interessante sim. Eu tbm tiver certa estranheza quando vi pela priemira vez, ams acho normal que isso tenha aocntecido com todos nós. O novo sempre surpreende, ainda mais com uma marca que estava a anos sendo veiculada com a mesma identidade, isso acabou se tornando fator de pregnância para nossas mentes.

    Creio que seja mais uma “tendência” nas novas assinaturas visuais apresentarem um símbolo integrado ao lettering, aliás gosto muito disso, quando é feito com maestria claro.

    No caso da nova assinatura visual da Nextel acho que o projeto atingiu seu objetivo como foi dito pelo Dani, rejuvenesceu a marca, reforçou o novo prosicionamento, se aproximou mais do público, concordo plenamente que vai ser um projeto funcional, basta dar uma olhada nas já aplicações da marca.

    #shalom a todos!

  7. Avatar de Fabio Ribeiro

    Achei muito fraquinho, dava pra fazer melhor!

  8. Avatar de Van
    Van

    Assim como eu, a maioria das pessoas usa essa bosta de nextel porque precisa, tanto faz o logo. Eu nem conhecia o antigo, e esse novo tá meio infantil.

  9. Avatar de Carla Salles
    Carla Salles

    Amo marcas inteligentes! Parabens pelo post Dani!

  10. Avatar de Vinícius Krausz
    Vinícius Krausz

    Talvez por ser meio leigo, não tive nenhum estranhamento quando vi o logo rs, pelo contrário, apesar do x, logo passou pela minha cabeça que aquilo era proposital e pretendia simbolizar a aproximação ou conexão entre duas pessoas. Bem, o post me confirmou isso, mas o que mais me chamou a atenção, foram as aplicações. Sem dúvida, o Designer deve se preocupar ao máximo com a técnica, até porque, muitas vezes, ela por si própria já é capaz de gerar grandes trabalhos, mas de um jeito ou de outro, o mais importante é que o logo cumpri sua função de se destacar, provocar sensações e agregar em si valores representativos.

    1. Avatar de Vinícius Krausz
      Vinícius Krausz

      Hum, todos nós ficamos muito atentos ao X , isto é, ao >< do logo KDSPOKAPODAS. Mas e quanto ao resto, o que vocês acharam da mudança da cor, que antes era um vinho num tom bem especifico, e agora, é laranja e quanto ao estilo da letra? Na minha opinião, o resultado de tudo isso, foi uma síntese muito bem construída, da ideial que temos hoje de comunicação. Tecnologia, inovação, simplicidade na medida que faz parte do nosso dia a dia, Dinamismo, Rapidez, enfim…

  11. Avatar de Daniel Machado

    Eu gostei da Identidade, provavelmente vai funcionar bem. É limpa, simples, muito boa! Só acho que como serviço (sei que vou arrumar briga aqui por falar isso) Nextel pra mim ainda é rádio de caminhoneiro (como diz um amigo meu). Acho que a empresa poderia repensar seus serviços antes de colocar uma cara nova no mercado, e cara nova por cara nova, o que vamos julgar é sempre a estética.

  12. Avatar de junior valler

    Realmente o X incomoda, mesmo com sua representação muito bem feita nas peças e principalmente no vídeo. Gostei do resultado, mas não consigo olhar confortavelmente para a marca por conta do X.

    Belo artigo Dani!

  13. […] mais neste artigo do blog LogoBR. Like this:LikeBe the first to like this post. Posted by labdrnin Arquivado Uncategorized […]

  14. Avatar de Felipe Alves

    Curto bastante o logobr gostaria de parabenizá-los pelo trabalho.Tenho vocês como referência profissional, estudo,pesquisa e direcionamento em meu singelo blog(designcomics) que está em fase embrionária.
    Continuem assim!

    1. Avatar de Daniel Campos
      Daniel Campos

      Felipe!
      Que honra para nós ler seu comentário. São ralações como essas que nos motivam a ir em frente, sempre buscando trazer o melhor conteúdo. Obrigado pela honra de sermos referência para você e para o Design Comics. Continue trabalhando pois o reconhecimento será natural =)

      abraços

  15. Avatar de Pamela
    Pamela

    Acho que quando eu vi pela primeira vez o que realmente me incomodou foi a cor, sei que laranja é moderninho e tudo mais, mas a sensação quando vi foi quase como ver outra empresa, quase não reconheci a nextel. Imagino que a gente vai se acostumar, mas uma marca muito conhecida abandonar assim completamente o que era causa no mínimo desconforto. Mas achei bem construído tudo, só fico imaginando por quanto tempo eles vão conseguir sustentar os conectores antes deles encherem o saco…

  16. Avatar de Leo Arruda

    Gostei bastante da nova marca. Achei bacana a evolução e como o simbolo foi usado.
    E a tipografia, quem fez?

    1. Avatar de Daniel Campos
      Daniel Campos

      Leo, antes de mais nada obrigado por sua visita e participação. Sobre a tipografia, não temos a informação explícita, mas até agora entendemos que foi a própria Landor que projetou. 😉

      Obrigado e volte mais vezes Leo, será um prazer.
      abs

  17. Avatar de Marcus
    Marcus

    Só achei estranho q poucos meses atrás eles estavam anunciando muito na TV. Podiam ter esperado a troca do logo pra já aprensentar em peso a nova identidade.

  18. Avatar de Rafael Baruffi

    Achei muito fera o projeto de rejuvenescimento da marca e as aplicações foram muito bem executadas.
    Creio que quando analisamos uma mudança desse porte e chegamos a conclusão que a marca melhorou muito com relação a antiga é sinal que a mudança foi bem implementada.

  19. […] último dia 22 de setembro, postamos sobre o novo posicionamento e design da Nextel, projeto feito pela Landor San Francisco. Se você não viu, indicamos a […]

  20. Avatar de Felipe Alves

    Na hora em que vi pela primeira vez o logotipo estranhei, mas depois vendo ele aplicado consegui entender a simbologia do conector, e certamente essa ideia se comunica muito bem com o novo posicionamento da marca, mas até quando essa simbologia vai funcionar?

  21. […] Confira os detalhes do projeto no site logobr.org […]

  22. Avatar de Paulo
    Paulo

    o link do issuu não abre

    1. Avatar de Daniel Campos
      Daniel Campos

      Paulo, infelizmente o manual precisou de retirado. Para mais informações: http://logobr.org/branding/nextel-brandbook/

  23. […] o crescimento da empresa e representando o novo momento da marca. E vocês, gostaram? Fonte: http://logobr.org/branding/novo-logotipo-nextel/ Carolina […]

  24. […] O conector é o que amarra toda a identidade e a mensagem. Quer saber mais sobre esse case? Então dá uma olhada no artigo que escrevi para o LOGOBR. Tweet Deixe seu comentário! Tags: branding, daniel campos, design, identidade […]

  25. Avatar de Roberto

    Eu gostei da solução. Utiliza uma das letras do nome para estilizar a essência corporativa da empresa, de forma eficiente, clara e de linguagem universal. A cor laranja remete a prosperidade e a fonte com leitura privilegiada e adequada ao público que busca tecnologia.
    Por fim, o símbolo é aplicável de maneira isolada e lembra, mesmo com sua implantação recente, toda a marca.
    Em um tempo que recebemos cada vez mais informação a todo instante, de forma voluntária ou não, a simplicidade aliada a inteligência vale ouro.

    Mas é sempre importante ter acesso ao briefing para ter opiniões mais conclusivas.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *