10 coisas que todo designer deveria saber mas que nunca irá aprender na faculdade

Esse tipo de post eu costumo colocar no Twitter, mas esse aqui se faz necessário perpetuá-lo nas páginas deste blog para as próximas gerações!


 

Confira abaixo 10 dicas essenciais para quem trabalha ou pretende trabalhar com design. Os conselhos foram inspirados num texto semelhante do arquiteto norte-americano Michael McDonough, publicado originalmente na The Architect’s Newspaper.

1. Talento não é tudo
Talento é importante em qualquer profissão, mas também não é garantia de sucesso. Trabalho duro e sorte são fatores igualmente essenciais. Na verdade, se você não é muito talentoso, pode ainda se dar bem se investir nos outros dois fatores – não me pergunte como investir na sua sorte, tente um guru.

2. A maior parte do trabalho é um saco
Na faculdade pode parecer que todo o trabalho do designer é super-legal. Já na vida real, na maioria do tempo temos que mexer com papelada, rascunhar coisas chatas, checar fatos, negociar, vender, juntar dinheiro, pagar taxas, e por aí vai. Se você não aprender a gostar do trabalho chato, nunca terá sucesso.

3. Se tudo é igualmente importante, então nada é realmente importante
Quais dessas máximas um designer deve seguir: “não se atenha apenas aos detalhes” ou “Deus está nos detalhes”? A palavra de ordem deve ser hierarquia. Tudo é importante, sim. Mas algumas coisas são mais do que outras.

4. Não pense demasiadamente num problema
Designers são obsessivos por natureza. Não tente prolongar ou complicar um problema quando você já tiver a solução. Bola para frente!

5. Comece com o que você sabe
Na língua do design isso significa “desenhe o que você sabe”. Comece pelo começo: coloque no papel, ou tela, aquilo que você sabe e compreende. Depois, trabalhe sobre o que desconhece, resolvendo as questões complexas e removendo-as uma por uma. Todo designer deveria seguir esse princípio.

6. Não esqueça seu objetivo
Estudantes e jovens designers geralmente encontram soluções brilhantes para os problemas, mas na seqüência acabam perdendo o foco e despendendo esforços em vão. Um pensamento original é um presente dos deuses, principalmente quando você se atém a seu objetivo.

7. Equilibre seu ego
Excesso de confiança é tão prejudicial quanto baixa auto-estima. Seja humilde ao lidar com um problema. Identifique e aceite sua ignorância. Não abuse de seu poder de criar coisas, nem subestime suas dificuldades, caso contrário você poderá ser surpreendido – e não será uma surpresa agradável.

8.  Defenda suas idéias ou “de boas intenções o inferno está cheio”
Inovação e idéias brilhantes vão contra a natureza do contrato social. Para que elas sejam bem-sucedidas você terá que defendê-las e terá que envidar grandes esforços. Entretanto, a maioria fracassa. Prepare-se para trabalhar duro, prepare-se para falhar algumas vezes e também para ser rejeitado. O trabalho do designer tem muito em comum com as artes marciais: assim como um judoca no tatame, você nunca deve subestimar seu oponente. E se você acredita na excelência e na criatividade, seus oponentes serão inúmeros.

9. Resultado
Não importa o quão eficaz são suas habilidades diante de um computador, o quão brilhante é a sua escrita ou o quão excepcional qualquer habilidade sua é; se você não conseguir vinculá-las ao resultado, basicamente elas não existirão. Resultados. Lembre-se disso: vincule suas habilidades aos resultados.

10. O resto do mundo é importante
Se você espera realizar alguma coisa em sua vida, você vai inevitavelmente precisar de todas aquelas pessoas que você odiava no colegial e na faculdade. Um terno não faz de você um gênio. Não importa o quão espetacular é o seu design: alguém terá que construir ou manufaturar a peça para você. Alguém terá que assegurá-la. Alguém terá que comprá-la. Respeite todas essas pessoas. Afinal, você precisa delas.

Fonte: Curso Abril


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

16 respostas para “10 coisas que todo designer deveria saber mas que nunca irá aprender na faculdade”

  1. Avatar de Cintia

    Bacana, Daniel, engraçado como depois de um certo tempo a gente enxerga as coisas com mais praticidade e clareza. Realmente, essas 10 coisas não se aprendem na faculdade como matéria curricular, mas sim depois que você começa a vivenciar o dia-a-dia de trabalho, a conviver com outras pessoas, sejam elas colegas de trabalho, clientes ou fornecedores, e depois de passar por algumas poucas e boas. Vou dizer que quanto mais desafios, melhor. Você adquire uma experiência que em nenhum lugar você vai aprender, senão na prática.
    Bom achado, pois essa listinha aí é um abrir de olhos para muita gente..!
    Parabenzes..!

    1. Avatar de Daniel Campos

      Cintia
      Obrigado por compartilhar sua visão e entendimento do assunto Cintia! Você já é mais que da casa, então em preciso dizer que conto sempre com sua participação aqui no LogoBR, certo. 😉
      Continue a nos ajudar a fazer o que temos como visão do blog: disseminar conhecimento.

      Abraços
      Daniel

  2. Avatar de yorana

    É verdade, adorei as dicas, a gente só aprende durante o tempo de profissão. A gente sai da faculdade com uma visão fantasiosa do design, mas o mercado de trabalho te traz p o real rapidinho. Aí passa o tempo e vc concilia os dois: a fantasia com a praticidade e o objetivo.
    Abraços!! 🙂

  3. Avatar de Vicky

    Vivo com um designer e é fogo hehe bem do jeito que fala nessas dicas mesmo, muito meticuloso, muito detalhe, quem ta junto que sofre com isso hehe mas eu sei… é um defeito as vezes mas uma ótima qualidade
    http://www.vitoriabernardi.com/

  4. Avatar de martaorigamis
    martaorigamis

    muito obrigada pela lista! serve para minha área tbm!!
    parabéns pelos acessos do blog!!

    precisando da área de papel, ++ especificamente origamis, só contactar.

    bjbjs, marta ide.

  5. Avatar de Leandro Macedo

    Ae Daniel !!! Estou de volta! Td tranquilo?

    Cara, adorei o item 7. Controlar o ego e ser humilde realmente são fatores essenciais.

    Já tive oportunidade de trabalhar com um diretor de criação que era um nojento e se achava o dono do mundo, não existe tipo pior. Ao que eu sei, hoje ele trabalha de freelancer, pois nenhuma agência aguentou o cara.

    O processo de evolução de um profissional tem que ser de forma humilde e, muitas vezes, isso consiste em engolir a seco o ego, quando criticam o nosso trabalho. Por mais que pareça errado, o bom designer tem que saber ouvir opiniões de um leigo no assunto e, estar em constante aprendizagem.

    A verdade é que ninguém sabe tudo.

    O importante é ter a cabeça aberta, tanto para aprender, quanto para ensinar.

    Um grande abraço! Parabéns pelo post, prometo que vou lendo com calma os anteriores 🙂

    1. Avatar de Daniel Campos

      Yorana
      Oláá! Muito obrigado por seu comentário! Por favor, volte mais vezes e não deixe de participar! É sempre muitíssimo bom ter novos colaboradores no LogoBR. Se aqui é um lugar legal, é porque todos o fazem! Sua presença é um prazer! Te esperamos!

      Grande abraço

      Vicky
      Seu comentário não poderia ser mais agregador Vicky! Essa sua experiencia com certeza é singular se for comparada com os demais leitores! Obrigado pela participação e continue a nos visitar e comentar! Será sempre um prazer!

      Grande abraço

      Marta
      Olá Marta. Que prazer poder receber a visita e participação de profissionais de outras áreas. Quando retornar ao LogoBR, por favor nos deixe link para seu site, para podermos apreciar seu trabalho, ta bom! Volte mais, será sempre um prazer!

      Grande abraço

      Paziam
      Dei uma passada por lá. São belíssimas fotos! Ainda não vi todas, mas salvei o link no meu favoritos para não perder de onde parei! 😉
      Obrigado por sua visita, espero poder vê-lo por aqui outras vezes!

      Grande abraço

      Leandro
      Grande Leandro. Fico feliz por seu retorno. Estou certo que irá abrilhantar o nosso blog.
      Show de bola seu comentário Leandrão. São participações assim que enriquessem o conteúdo do LogoBR.
      Obrigado!

      Abração

      Luis Hipólito
      Fala Luis! QUe isso rapaz, a honra de ter um posto no seu blog foi todo minha. Sua participação será sempre muito bem vinda Luis.
      Quanto a entrevista, lerei sim. Obrigado pela dica! Volte mais, será um prazer!

      Grande abraço

      A TODOS
      Obrigado, mais uma vez, pela participação! Se não for por vocês, este blog não seria O NOSSO BLOG!

      Grande abraço
      Daniel

  6. Avatar de Luis Hipolito

    Obrigado pela visita Daniel. Estarei sempre vendo o LogoBr, pois gosto de coisas relacionadas ao design. Postei hoje uma entrevista do Prof. Carlos Lessa que saiu no Terra Magazine, onde ele diz que haverá com essa crise uma explosão de criatividade no Brasil daqui prá frente, e acredito que isso tem muito a ver também com design, pois a competição entre as empresas vai crescer cada vez mais. Leia a entrevista. Um abraço e sucesso!

  7. Avatar de Felipe

    Como vivencio cada coisa que está ai. òh dura vida de estudante de design no Brasil.
    Sensacional!

  8. Avatar de paulo.marchezini

    “Talento é importante em qualquer profissão, mas também não é garantia de sucesso. Trabalho duro e sorte são fatores igualmente essenciais.”

    Pra mim essa é a maior verdade, no nosso segmento de trabalho, é impossível ter idéias geniais o tempo todo, então observar, pesquisar, se atualizar, e trabalhar, trabalhar muito, é o que vai diferenciar uma carreira de sucesso de mais uma pessoa no meio da multidão.

    Trabalhar com criação, design, publicidade exige muito esforço, mas quando se gosta do que se faz traz muito prazer tb!

  9. Avatar de Luis Eduardo

    Ótima postagem!

    realmente a maioria dessas coisas coisas aprendemos quando já estamos totalmente inseridos no mercado,,, Infelizmente a maioria dos professores não mostra a ” Real ” durante os cursos de graduacão.

    Linkei esta postagem ao Dzaine!

    Abraços,

  10. Avatar de Daniel Campos

    Felipe
    Rsrs… eu posso imaginar Felipe. Já até publiquei isso com um certo teor de “utilidade pública”.
    Obrigado por sua visita e comentário amigão. O LogoBR estará sempre de portas abertas para lhe receber, esteja a vontade.

    grande abraço

    Paulo
    Coberto de razão. Obrigado por sua participação. Espero te-lo mais vezes por aqui. Se tiver alguma crítica, sugestão ou dica, nao exite em nos enviar. É por colaborades como vc que o LogoBR é um lugar bacana.

    Grande abraço

    Luis
    É um pena mesmo. Espero que isso sirva de motivação para aqueles que queiram seguir carreira acadêmica mudar a forma de ensinar.

    Valeu pelo link Luis, é um prazer e uma honra pro LogoBR!

    Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *