Aloha geral!
Hoje vou deixar uma dica, fazendo um paralelo entre duas ótimas ferramentas: Adobe Kuler e Colour Lovers.
Essas gracinhas são úteis ferramentas (gratuitas!) para designers de todos os tipos e gêneros e outros profissionais que, obviamente, trabalham com cores. Num modo geral, ambos os serviços fazem a mesma coisa: você se cadastra e pode criar suas próprias paletas de cores, ver e usar as paletas de outros usuários! Porém, existem peculiaridades, entao vou falar deles um de cada vez.
ADOBE KULER
É da Adobe! Isso já dá um certo sentimento de “o negócio é bom” mesmo antes de testar. Bom, ao acessar o site já tive alguns problemas. Precisei de vários F5 antes e durante a nevegação, mas a ferramenta é muito boa pra ser marginalizada por isso. O usuário já dá de cara com as últimas paletas postadas, tem acesso às mais populares e às mais bem avaliadas do site. Todas abertas para download! Você também tem acesso as cores em hexadecimal, CMYK, RGB, HSV (ou HSB) e em LAB junto com um gráfico mostrando onde cada cor está num espectro circular. Show de bola!
Porém uma das opções mais bacanas que você tem acesso é no menu CREATE. Como já se supõe, lá você cria sua própria paleta que pode ser feita escolhendo uma cor base e então optando por um dos padrões para que o software escolha as outras 5 cores: análogo, monocromático, complementar, customizado, entre outros. Uma super mão na roda na hora de montar a paleta do seu job.
Existe também a opção de montar uma paleta com as cores de uma fotografia:você upa no site ou sobe direto do Flikr!
E pra coroar a criação, a Adobe lançou um aplicativo desktop baseado na plataforma Adobe Air (ou seja, você precisa do Adobe Air instalado no computador) onde se tem os mesmos serviços do site, porém com um custo de tempo reduzido.
Nele o usuário tem acesso a todas as opções de visualização de paletas que teria no site, podendo inclusive fazer o download por ali mesmo.
Resumindo: o Kuler é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com cores. É possível fazer o download de qualquer paleta, precisando apenas fazer um rápido e simples cadastro na Adobe. Você pode carregar as paletas diretamente no Illustrator, Photoshop e/ou InDesign; também pode baixar o arquivo diretamente no computador e carregar nos aplicativos. Para isso, segue um pequeno tutorial. Vale a pena experimentar pessoal.
Kuler | Adobre Air | Kuler Desktop
COLOUR LOVERS
É o Orkut das cores! Nele você cria sua página pessoal, onde vai sua imagem, idade, opções, MSN, MySpace, grupos que participa, seus amigos, comentários e etc… é literalmente uma rede de relacionamento. Porém, com muitas cores pra você. Lá, o usuário pode buscar as paletas existentes que contenham a cor que ele precisa apenas digitando o código hexadecimal da mesma. Também pode selecionar as paletas do seu “lover” (nome do usuário do site) preferido. E o site não trabalha apenas com cores, mas também com patterns.
Como no Kuler, você também pode basear sua nova paleta numa imagem, porém com uma vantagem: no CL você pode usar uma imagem online, bastando apenas colocar sua URL no local indicado. Além da criação e compartilhamento de paletas e patterns, o CL ainda possui página com os melhores lovers, 6 blogs, fóruns (inclusive alguns dedicados a uma cor apenas!), uma pequena loja e mais algumas coisas. Confesso a vocês: não consegui navegar no site inteiro, ele é bem grande.
E seguindo o mesmo trend do Kuler, foi desenvolvido um aplicativo desktop para você procurar suas paletas de modo mais rápido (também baseado na plataforma Adobe Air). Ele é bem básico, você faz as pesquisas com base em nomes (ou na falta deles). Você pode organizar a lista por nº de votos ou de acessos, data de criação, nome ou pontuação, bastando um clique para ser levado direto a página com as infos da paleta (ou pattern, ou cor) e também para o download. Claro, é necessário um cadastro no site.
Resumindo: é uma grande rede social de apaixonados por cores. Você pode montar seu perfil, linkar o RSS do seu blog, fazer e comentar nas paletas vizinhas e até comprar uma camiseta do site. No modo de criação, só existe um tipo: manual. Você escolhe cor por cor e tem a ajuda “similar colors” onde o site sugere 12 cores parecidas com a última que você escolheu. Você também pode fazer download das paletas em diversos formatos que, inclusive, podem ser “lidas” pelo CorelDraw (testei no X3) além do Photoshop, Illustrator, InDesign e ImageReady (não testei no Flash, Fireworks e outros da suíte Creative); dá baixar também em outros formatos, como HTML, onde você recebe um arquivo com as cores da paleta escolhida apresentadas em HEXA e RGB. Muito versátil!
Colour Lovers | Adobe Air | ColourLovers Desktop
Falando de ambos os sites: na minha opinião, creio que o Kuler é mais focado. Nele você entra, monta sua paleta de forma fácil e rápida, não ficando mais do que 10 minutos no site (se você souber o que quer, é claro); na ferramenta para desktop, o Kuler é mais completo também, pois tem todas as funções do site (menos a CREATE). Já no ColourLove você tem uma infinidade de coisas a explorar: ótimos posts sobre tendências e outros assuntos nos blogs, tem ainda as texturas que são ótimas para aqueles que não agüentam mais os mesmos planos-de-fundo do Twitter. Outro diferencial é de se conseguir exportar as paletas em formato que o CorelDraw leia também, pois, querendo ou não, o CD é uma ferramenta bacana e muito utilizada. Vale lembrar que tudo o que foi apresentado aqui nesse post é gratuito! 😉
Em suma, ambas as ferramentas são úteis pra mim, pois tenho sempre dois canais de pesquisa e também duas ferramentas diferentes para criação das paletas. Um é mais direto, o outro é uma fonte de informações. Então, fico com os dois!
Espero que tenham gostado da dica de hoje. Se possível, testem as ferramentas pois só tendo contato é que vocês irão formar opinião e escolher por uma, ambas ou nenhuma delas. Pra quem já usou ou usa, qual a opinião de vocês?
Deixe um comentário