Adelle é uma super família desenhada pelo argentino José Scaglione e pela praguense Veronica Burian.
Pra quem não sabe, Adelle é uma cantora que causou uma polêmica por aparecer muito mais magra… Opa, Adelle errada… (A piada é tão sem graça quanto irresistível! Desculpe a infâmia.) Começando de novo, pra quem não sabe, super famílias são famílias que contem uma grande variedade de pesos e estilos, e, devido a essa variedade, conseguem atingir projetos com altos níveis de hierarquia visual. A Type Together, foundry de Scaglione e Burian, é especialista em fontes para o mercado editorial e a Adelle serifada, a princípio, foi desenhada para esse fim. Porém nada impede de usá-la em outros materiais.
Como ela é vendida em vários pesos, ela funciona tanto em textos como em títulos e ainda consegue manter uma mesma cor nos diversos textos de uma página ou projeto editorial, mesmo com diferentes tamanho e pesos.
Pra adicionar um pouco mais de sabor na peça gráfica, ela é vendida na versão serifada e Sans, o que permite que haja contrastes nas diferentes manchas de texto ao mesmo tempo que se mantém uma identidade visual. O jogo de uma fonte sans e serifada de uma mesma família pode criar uma hierarquia sem pesar muito na informação visual, pois afinal tanto Adelle quanto Adelle Sans partiram do mesmo esqueleto ao serem construídas, como pode ser visto na imagem acima (fonte em traço — Adelle, fonte verde — Adelle Sans).
O fato delas pertencerem a mesma família não impede que uma delas saia por aí e se misture com outra fonte, entenda, caro leitor, fontes não são ciumentas, mas, é bom deixar isso bem claro, alguns casais podem parecer um tanto quanto inadequados, isso não é desejável.
Voltemos a Adelle.
Tanto a Adelle quanto a Adelle Sans possuem pouco contraste, ou seja, a diferença de grossura entre os traços horizontais e verticais é quase nulo, os caracteres não são muito largos para que o texto não ocupe muito espaço e ela possui uma altura-x generosa o que permite que ela não exija um tamanho muito grande na hora de ser aplicada. Adelle á uma fonte econômica e é ideal quando se pretende ocupar pouco espaço sem comprometer a leiturabilidade. A Adelle Sans é mais econômica ainda pois não tem o espaço que antes era ocupado pelas serifas.
Adelle é uma slab ou egípcia. Isso quer dizer que ela tem serifas quadradas e abruptas — as ligações das serifas com a letra não é sutil, é seco, sem dó nem perdão. As slabs são um modelo que estão bem em alta no mundo editorial, por isso ela tem uma cara bem moderninha e esse ar meio hype; não sei por quanto tempo isso se mantém, mas se você quer fazer seu projeto editorial ter uma cara bem contemporânea uma slab com uma cor de texto um pouco pesada como Adelle pode ser o que você procura.
Já Adelle Sans é inspirada nas grotescas do final do século XIX, fontes com caracteres largos, geométricos e com forte horizontalidade, com um sabor das humanistas, fontes com caracteres mais verticais com quase nenhuma influência da pena caligráfica, a mistura dessas duas escolas faz aparecer um toque de contemporaneidade e personalidade.
A família Adelle também é bem versátil podendo ser aplicada em diferentes situações como embalagens, branding, propaganda e, dependendo da situação, sinalização (minha recomendação ser for usá-la em sinalização, use a Sans nos pesos mais leves — do Thin ao Regular —, pois a Adelle tem letras mais fechadas que faz com que algumas letram possam ser confundidas a distância).
Adelle possui vários recursos opentype como small caps, algarismos de texto (oldstyle) tabulares e proporcionais, algarismos alinhados, frações e alguns símbolos muito úteis no meio editorial e está disponível em 7 pesos, do Thin ao Heavy com verdadeiras itálicas complementares tanto na Sans como na slab.
Pra alegrar a galera, a Type Together disponibiliza o peso Bold e sua Itálica da Adelle completamente de graça pra você usar como quiser, inclusive na web. Baixe sem peso na consciência!
Aliás, conheçam o projeto Typetip e oFacebook onde postamos diariamente ótimas fontes free e/ou com preço acessível.
Adelle
Designer: José Scaglione e Veronica Burian
Foundry: Type Together
Estilos: Adelle: de até Heavy + itálicas
Opentype: Small caps, ligatures, discretionary ligatures, numeradores, frações, algarismos alinhados e de texto, stylistic sete e mais.Preço: €49 por estilo / Adelle bold e bold italic com download free
A venda na Type Together (Adelle, Adelle Sans) & para uso na web (somente Adelle) pela Font Deck, TypeKit.
Deixe um comentário