Helvetica vrs. Arial: definitivo

Aloha!

Ontem no Twitter rolou o link para de um teste para saber se você conhece a Helvetica e seu clore, Arial, e como identificar suas sutis e poucas, mas brutais, diferenças.

O cara pegou 20 logotipos feitos originalmente em Helvetica e os refez em Arial. O seu desafio é descobrir qual é o original (em Helvetica).

Como a parada foi um sucesso, resolvi publicar aqui no LogoBR para fazermos um comparativo e ver qual logotipo foi o mais difícil de identificar e o mais fácil. Depois quem sabe não fazemos um artigo para comentar um a um. Seria show.

O desafio é o seguinte: corre lá, faz o teste e depois vem aqui dizer seu resultado e, se errou quais foram. Eu gabaritei (#TypeManiaco) 😀

testeCréditos da imagem: SwissMiss

============================================

Agora que você já fez o teste pode ver o quanto seus olhos são apurados. Como o LogoBR tem a vocação pra paizão, vai abaixo um super útil e direto resumo sobre as poucas, mas brutais, diferenças em alguns caracteres das duas fontes. Pra mim, essas pouquíssimas diferenças é o que fazem da cópia horrível (principalmente o R) 😉

Isso foi feito e publicado por esse cara e replicado no excelente SwissMiss.

helveticaxArial


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

31 respostas para “Helvetica vrs. Arial: definitivo”

  1. Avatar de Karina
    Karina

    errei 3!!!!!!!!!!!!

  2. Avatar de Assunção Jr.

    Heheeh! Acertei 17! Não tinha observado as poucas diferença entre as 2 famílias. Errei: American Apparel, Bell Atlantic e National

  3. Avatar de Fabrício Gomes
    Fabrício Gomes

    Teste feito.

    Acertei 18 errei Mattel e Target.

    Em Target eu dei bobeira o G que são beeeeem diferentes.

    mas tá bom 18 acertos para mim está aceitavel

    Muito bom o post

  4. Avatar de Luis Felipe
    Luis Felipe

    Nem precisei olhar o comparativo. Quero dizer, eu achei que seria mais justo se não olhasse… Mesmo assim eu errei uma das 20, ou seja, acertei 19. Acho que foi bom pra quem fez o teste sem referência.

    De qualquer maneira, o que eu errei foi o da Toyota, e olhando de novo todos os logos, acho que realmente é o mais difícil.

    Nas maísculas as mais fáceis de identificar são as com abertura: C e S; o R por conta da perna, e o G pelo mesmo motivo.

    Nas minúsculas: a, c, s, t… e numa menor escala: o e e;

    No logo da toyota nenhuma dessas letras são observadas, então é o mais complicado na minha opinião.

  5. Avatar de Diego

    Puts… acertei 18. Errei apenas Mattel e Toyota.

  6. Avatar de Simião Castro

    Errei: AGFA, American Apparel, CVS, Mattel, The North Face e Target.

  7. Avatar de Matheus Wahl
    Matheus Wahl

    A mais difícil foi a da Mattel. Qualquer uma que tinha um R maiúsculo foi muito fácil. Quem se atém ao peso da fonte lembra que Arial só tem dois pesos: normal e negrito. Então, eu acertei 20/20. É importante um olho treinado para essas coisas, então eu acho que acabei virando um #TypeManiaco incorrigível também.

    Como podem a melhor e a pior fonte do mundo serem tão parecidas?

    1. Avatar de Luis Felipe
      Luis Felipe

      Desculpa discordar mas não acho a Helvetica a melhor fonte do mundo. Acho que ela é relativamente legível, o desenho em si é interessante, singular em alguns pontos, o suficiente para ser diferenciada de outras fontes. Mas há sem dúvidas não-serifadas melhores e mais bonitas que a Helvetica.

      Helvetica é como aquele produto que todos compram porque todos compram, simplesmente. Está aí há tanto tempo, e estamos tão acostumados em a ver em todos os cantos que nem nos paramos para dar conta.
      Como de repente uma fonte que nem era tão extraordinariamente bem pensada e estruturada para diferentes usos, como a Univers, foi considerada melhor signatária dos ideais modernistas?

      Então daí, depois que alguns caras decidiram que ela era a opção em termos de fonte neutra e legível, usar Helvética passou a ser entender de design. E nesse sentido ele é uma muleta.

      Quantos textos corridos em revistas e materiais promocionais eu já não vi em Helvetica? Ela é uma fonte fraca para texto. E só está lá para mascarar, certamente, deficiências de qualidade do próprio designer.

      A Helvetica não é uma fonte tão mais bonita que a Arial e esses testes provam isso. Ela certamente tem mais qualidade, e é por isso que quando olhamos a Arial temos a impressão de que ela é feia. Na verdade ela é mal projetada. E não importa se digam que ela não é um revival produzido pela Microsoft para se livrar dos royalties da Helvetica.

      Quer uma boa fonte de tela? A Verdana também é da Microsoft, e é um projeto digno e honesto. O designer dela Matthew Carter foi entrevistado no documentário sobre a Helvetica.

      1. Avatar de Matheus Wahl
        Matheus Wahl

        Não, eu concordo totalmente com sua argumentação. Digo que Helvetica é a melhor fonte mundo porque uma fonte é aquilo que o povo faz dela. Helvetica é uma aula de caligrafia, em legibildade e constância, mas não estaria no panteão sagrado que está se não houvesse designers competentes que soubessem aplicá-la bem.

        Arial esteve há mais de uma década lá no Word, como fonte padrão que 90% das pessoas nem se importavam em trocar. E, por causa dessa repetição e estafa visual que causou no inconsciente coletivo, que um designer usá-la virou atestado de preguiça e falta de criatividade.

        Mas um designer que use Helvetica em tudo também atesta as mesmíssimas coisas. O “Diário Catarinense” é um exemplo de mau uso de Helvetica (veja http://surf4ever.files.wordpress.com/2007/09/cc20070929fonte_dc_online.jpg , na coluna à esquerda). Redimensionada, com cores ruins, ficou a mesma coisa do que se usasse… Arial.

        A Calibri também é uma bela fonte, do mesmo designer que criou a fonte do logo da “Folha de S. Paulo”, mas vai sofrer do mesmo mal. E falando da Verdana, é uma bela fonte para web, mas no catálogo da IKEA ficou execrável.

        Se a Helvetica for usada excesso, vai se tornar a nova Arial antes que a gente se dê conta. Saudações e espero que entenda meu lado.

  8. Avatar de thiago costa

    errei cinco.. que vergonha. mas uma coisa posso dizer: a helvética é mais redonda. as letras “e”, “o” por exemplos são fáceis de identificar. a não ser que seja uma helvética condensed. #fikdik rsrs

  9. Avatar de Renan
    Renan

    Acertei 18. Já tinha lido algo sobre e sabia diferenciar bastante.
    A letra “C” e o “R” (minusculos) mataram quase todas…
    Minha dúvida foi no ‘A’ maiúsculo. Por isso errei Mattel e Toyoya. Acredito serem as mais difíceis, afinal nao entendi até agora. Em uma o “A” mais aberto era Helvetica, ai chegou na Toyota era Arial.
    Fiquei sem entender!

  10. Avatar de Carolina Poll
    Carolina Poll

    Errei só a da Panasonic, heheheheh

  11. Avatar de Matheus Wahl
    Matheus Wahl

    Falando nisso, veja um pôster de 3 designers portugueses finalistas do concurso Helvetica 50 anos. http://www.72ppp.com/wp-content/uploads/2007/11/cartel-arial-helvetica-constest.jpg . Diz tudo, seja para elogiar ou criticar a Helvetica.

  12. Avatar de Júlia Konzen
    Júlia Konzen

    Errei em mattel, restante td certo.

  13. Avatar de Júlia Konzen
    Júlia Konzen

    o t minusculo matava qlqr duvida. helvetica tem o t cortado na horizontal, e o arial o corte faz um angulo.

  14. Avatar de Tiago Weirich

    Hehee… belo teste ,,, estou bem errei apenas TOYOTA…

  15. Avatar de Victor Soares

    18/20

    Errei American Apparel e Toyota!

    Acho que a Toyota é a mais dificil!

  16. Avatar de Jeh
    Jeh

    8/20

    uhauhauhauha
    fui MTO mal

  17. Avatar de spagbas
    spagbas

    Para os desenhistas de plantão e/os fissurados em fonts, vale o app criado pela myfonts (http://www.myfonts.com) para o iPhone. O aplicativo é bem bacana e permite que através de um foto tirada pelo aparelho seja indicado o tipo de font utilizada. Fica aí a dica! Parabéns pelo blog!
    http://itunes.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=304304134&mt=8

  18. Avatar de siii

    to meio atrasadinha, mas já que fiz o teste, achei que merecia postar, ne?!
    só errei o da toyota!

    achei o mais complicadinho…mas valeu. acho que minha pontuação não foi das piores, considerando que nem tive tipografia na faculdade, hehehe

    adoro teu blog, qridao!
    abraço!

  19. Avatar de Hesmart
    Hesmart

    Talvez eu seja um designer besta… mas eu não vejo o porque dessa guerra-mortal entre “letras”.

    Tudo isso por que helvetica é mais antiga e de seus problemas com a ms? grandes-bostas …
    não sou defensor de arial nem de fonte nenhuma, mas depois que passei a tomar conhecimento sobre a idolatração por tipografias, vi como isso é fútil ._.
    … talves seja meu jeito

  20. Avatar de Fábio
    Fábio

    mancha gráfica não tem a ver com idolatria, assim como legibilidade, peso, etc.

  21. Avatar de Raphael
    Raphael

    Errei nenhuma, mas confesso que o Mattel não havia diferença tão forte. A diferença foi que as letras arials são mais “gordas”

  22. Avatar de Ezequias Viana

    Acertei 19. Errei STAPLES.

  23. Avatar de Héssed

    @Fabio…

    o que é mancha gráfica ?

  24. Avatar de Diego

    EU amo Helvetica e um teste sempre é boma, apesar de eu ficar com medo de saber que seria falho nesta comparação, mas para surpresa minha eu gabaritei… rsrsrs…
    tem alguns e vi que é fácil sim identificar o tipo mais perfeito e simétrico que é a Helvetica…
    vlw galera!!!

  25. Avatar de Dora
    Dora

    Errei tb somente a Mattel, mas achei que iria errar mesmo. Gostei mais da original mas resolvi marcar o clone, quase que de propósito, hahaha.

    Bom, hoje eu vi um documentário sobre a helvética. Então, com apenas uma dica do filme, ficou fácil identificar as diferenças. A verticalidade x horizontalidade é a chave de 90% dos casos. Os outros 10%, na minha visão de leiga, vieram pela comparação da proporcionalidade da letra A em relação às outras. Mas aí foi puramente intuitivo.

    Valeu, muito interessante esse post!

  26. Avatar de Bianca
    Bianca

    Errei 1. A da Kawasaki 😀

  27. Avatar de Samuel Hebert
    Samuel Hebert

    Achei falta de ética profissional aí, falar da Arial como “cópia”. Como dizem: idolatração tipográfica! As duas são ótimas e têm seu espaço!

    “(…) pesar do que muitos dizem, é de certa forma errado considerar a Arial uma “cópia” da Helvetica, pois, se fosse assim, a Helvetica seria a cópia da Akzidenz Grotesk. A Arial na realidade foi feita como alternativa a Helvetica, mas se vocês quiserem comparar, ela se parece muitos mais com a Grotesque 215 do que com a Helvetica.” (http://chocoladesign.com/qual-a-diferenca-entre-a-arial-e-helvetica)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *